1ª Semana de Conscientização do Autismo chega ao fim aclamada pelo público

09abr
image_pdfimage_print

Realizada dos dias 2 a 8 de abril, a 1ª semana de debates sobre o autismo em Arujá mobilizou especialistas e um público de centenas de pessoas, principalmente familiares de autistas e estudantes da rede estadual de ensino.

Com um total de 18 palestrantes como terapeutas, psicólogos, advogados, militantes, presidentes de associações, familiares de autistas ou autistas leves, o evento lotou as galerias da Câmara em praticamente todos os dias de realização.

Na abertura, em 2/4, o evento contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o prefeito José Luiz Monteiro (MDB), a secretária de Educação Priscila Sidorco, a vereadora organizadora do evento, Ana Cristina Poli (PR), o Presidente da Câmara Reynaldo Gregório Jr., o Reynaldinho, e os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, além de Marcelo José de Oliveira (PRB), o Dr. Marcelo Oliveira.

Na quarta-feira (3/4), a Semana do Autismo teve palestras com os temas “Como identificar o autismo”, técnicas de integração com profissionais, pais, familiares e sociedade em geral, além de depoimentos e casos de sucesso.

Na quinta-feira (4/4), as palestras versaram sobre os direitos das pessoas com autismo “Da Legislação à aplicação de mecanismos na prática do atendimento”, CRAS, CREAS e as políticas das Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Arujá.

Na sexta-feira (5/4), o evento contou com a apresentação teatral do Cia. Toa de Teatro encenando a peça “O Pequeno Príncipe no Planeta Azul”, espetáculo assistido por centenas de crianças.

No dia que marcou o encerramento do evento, em 8/4, houve palestras abordando boas práticas aplicadas ao autismo, debate sobre a importância de políticas públicas e do incentivo às capacidades de cada autista.

Embora 233 tenham assinado a lista de presença, ao menos em dois dias houve a presença maciça de estudantes da rede estadual de ensino que não registraram oficialmente a presença.

Iniciativa ovacionada

Autora da Lei Municipal nº 3080/2018 que determina a realização do evento, a vereadora Ana Cristina Poli (PR) recebeu diversos elogios ao longo de toda a programação, tanto de palestrantes como de familiares e participantes do evento.

Integrantes do movimento GAPAA (Grupo de Apoio a Pais de Autistas de Arujá) atribuíram ao esforço da vereadora a realização do evento.

O vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), presente ao evento de encerramento, também exaltou o trabalho da vereadora. “O trabalho que merece ser honrado deve sê-lo”, disse ao incitar uma salva de palmas da plateia à parlamentar.



Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Publicado em 09/04/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA