À CEI do CMDCA, conselheiras tutelares apontam falta de transparência em processo seletivo (Oitivas: Parte 2)

21jan
image_pdfimage_print

Duas conselheiras tutelares ouvidas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada pela Câmara Municipal de Arujá para investigar supostas irregularidades no processo de eleição do Conselho Tutelar de 2019, apontaram falta de transparência e clareza na condução do pleito, incluindo os critérios e trâmites para seleção e avaliação dos candidatos. A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arujá.

Primeira a ser ouvida, a conselheira titular Hamaitá Lima Soares comentou detalhes do processo de seleção que participou. Relatou dificuldade no ato de sua inscrição, que chegou a ser indeferida, apesar de ter apresentado toda a documentação exigida no edital, segundo ela. “Alegaram que faltava um documento que comprovasse minha experiência com atendimento ao público infantil. Tive 24 horas para regularizar a situação”, disse.

Os problemas não cessaram por aí. Após a realização de uma primeira prova para habilitação ao pleito, apenas cinco candidatos atingiram a nota mínima (80% de acertos). Os pleiteantes, então, foram convocados pela presidência do CMDCA para a realização de uma nova prova, apesar dos protestos de alguns candidatos, ainda segundo relato da conselheira. Para Hamaitá, não ficaram claros em um primeiro momento os critérios avaliativos, tampouco o peso de cada questão na composição da nota final.

A conselheira tutelar suplente Débora Campos Doretto, que também depôs à CEI, ratificou as críticas afirmando que o processo de correção das provas objetivas também careceu de maior transparência.

A CEI do CMDCA, instaurada em 12 de outubro de 2019 por meio da portaria 2.170/19, é presidida pelo vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, tendo como relator o vereador Edimar do Rosário (Republicanos), o pastor Edimar de Jesus; Marcelo José de Oliveira (Republicanos), o Dr. Marcelo Oliveira, como vice-presidente, e os vereadores Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, e Rafael Santos Laranjeira (PSB), como membros.


Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA