A pedido de Caroba, secretários deverão explicar andamento de Plano de Reflorestamento da área do Fórum

08out

Os secretários de Planejamento, Flávio Augusto Ferrari de Senço, e do Meio Ambiente, Juvenal Fernando Penteado, estarão na Câmara de Arujá, na próxima terça-feira (13/10), às 14h, a pedido do vereador Renato Bispo Caroba (PT), para prestar esclarecimentos sobre a execução do plano de reflorestamento da área próxima ao Fórum. O requerimento verbal solicitando a presença dos secretários foi feito na sessão ordinária de 24/8.

Juvenal Penteado_final

Juvenal Penteado, sec de Obras e Meio Ambiente

Flavio de Senço_final

Flávio de Senço, sec de Planejamento

O corte de árvores na região do Fórum foi feito em maio deste ano. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, provocou duras críticas à Prefeitura.  Além da falta de diálogo com organizações ambientais da cidade e com membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, foram identificados problemas na contratação da empresa responsável pela retirada das espécies. Na ocasião, ambientalistas também divergiram da Prefeitura sobre o número de árvores cortadas. A autorização, segundo a administração municipal, era para suprimir 13 eucaliptos mas, segundo especialistas, o corte atingiu 63 árvores, inclusive, espécies nativas.

Dois secretários já foram convocados pela Câmara para falar sobre o assunto: José Abílio Gouveia Teixeira, que autorizou o corte, e Ciro Dói, secretário municipal de Serviços, apontado como responsável pela contratação da empresa executora do serviço.

José Abílio, que deixou a pasta, negou em reunião com vereadores ter cometido crime ambiental e afirmou desconhecer os termos do acordo que levou a contratação de uma empresa de Santa Isabel para realizar a retirada das espécies. Ciro Dói também foi veemente ao dizer no Legislativo não ter responsabilidade alguma sobre o corte de árvores.

“A Prefeitura aprovou rapidamente a proposta de reflorestamento, mas até agora não houve ação efetiva”, disse Caroba em tribuna ao justificar o pedido de convocação. “Quero agora que a Prefeitura explique como anda a execução do plano de reflorestamento”, finalizou.

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

Publicada em 08/10/2015

 

 

image_pdfimage_print