Aberta visitação à mostra fotográfica Gaia, Planeta Vivo, na Câmara de Arujá

21out
image_pdfimage_print

Da Serra da Canastra à Patagônia, o esplendor da fauna sul-americana foi registrado pelas lentes do fotógrafo Paulo Behar, que participou nesta segunda-feira (21/10) da abertura da mostra Gaia, Planeta Vivo, na Câmara Municipal de Arujá. Os munícipes terão até o dia 7 de novembro para prestigiar a coletânea de 20 imagens do profissional dispostas no Hall Mirandy Ferreira Magalhães. A entrada é gratuita.

Reynaldinho abre exposição Gaia, Planeta Vivo, acompanhado da vereadora Cris do Barreto e do fotógrafo Paulo Behar

Como de costume, a abertura da exposição foi acompanhada por alunos da rede municipal de ensino de Arujá. Desta vez, 79 estudantes da escola municipal Professor Eufly Gomes, localizada no Centro Residencial, viram o artista apresentar pelos telões do Plenário as fotografias de mamíferos, répteis e aves em seus habitats naturais, narrando o contexto em que as registrou. Entusiasmados, os estudantes aplaudiam as imagens de seus bichos favoritos, como a arara e a onça pintada. Após uma rodada de perguntas ao fotógrafo, os estudantes foram conduzidos ao hall, onde puderam apreciar as fotos ampliadas.

“Gaia, na mitologia grega, é a personificação do Planeta Terra. O que buscamos demonstrar nessa mostra é a relação harmoniosa entre a fauna e a vegetação. Então, tentamos fazer uma exposição intercalando fotos de paisagens com bichos”. Sobre a experiência de apresentar seu trabalho às crianças, Behar se disse emocionado pela possibilidade de estimular neles um sentimento de sustentabilidade e respeito à natureza. “A mensagem que esta mostra pretende passar é de que a preservação é fundamental para a vida na Terra”.

Estudantes da escola municipal Eufly Gomes se entusiasmaram com imagens da exposição

Participaram da visita monitorada, além do fotógrafo, o presidente da Casa de Leis, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, e a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), Profª Cris do Barreto, que antes da abertura oficial da mostra explanou sobre o papel do vereador e o funcionamento do Legislativo aos estudantes.

“Este é um presente da Câmara de Arujá à população arujaense, que deve prestigiar essa mostra preparada com tanto carinho. Quero que vocês, estudantes, convidem seus pais para visitar esta exposição, a Câmara é a casa do povo”, convidou Reynaldinho.

Presente à abertura, o historiador João Machado também ressaltou a importância de as crianças terem conhecimento do passado para poderem “construir” seu próprio futuro.

Visitação

A mostra ficará aberta à visitação até 7/11, inclusive aos finais de semana – dias 26/10 (sábado) e 27/10 (domingo) – exceto nos dias 28/10, 02/11 e 03/11. De segunda a sexta-feira, o horário é 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h; aos sábados e domingos, das 13h às 16h.

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 – 7067

Publicado em 21/10/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA