Abertura de Mostra fotográfica ‘Mulheres’ reúne estudantes da rede municipal

10maio
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá realiza até 24 de maio a Mostra Fotográfica Mulheres da escritora e fotógrafa Graziela Gilioli. A abertura oficial ocorreu nesta sexta-feira (10/5) com a presença da artista. A exposição, inédita, retrata o cotidiano de mulheres em países como Nepal, Butão, Marrocos, Brasil, Itália e Peru.

O presidente do Legislativo, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, abriu o evento destacando sua paixão pela fotografia. “Quem me conhece sabe o quanto sou doente por fotografia e isso é até motivo de brincadeira. Mas o fato é que é um momento da vida em que o tempo para e este registro nos remete depois a gostosas lembranças”, afirmou.

Ele saudou o público presente, especialmente as mulheres, e convidou a população a visitar a Mostra. “O que nos enche de alegria é a presença das pessoas nesta Casa”.

Ana Cristina Poli (PR) compôs a Mesa a convite da Presidência e falou em nome do Legislativo. “Quero destacar a importância desta iniciativa, a sensibilidade desta Câmara ao organizar uma Mostra deste nível e da artista que retrata o lado humano, o lado da cultura de tantas mulheres diante de uma realidade tão violenta. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou a parlamentar ao salientar que a Mostra também é espaço de aprendizagem. “Não se aprende apenas com lousa e giz”.

Arte

Graziela fez uma breve explanação sobre seu trabalho e reforçou o aspecto da fotografia como arte. “A maravilha da fotografia está em um simples clique registrar uma imagem que vai durar para sempre. É unir o efêmero ao permanente”, enfatizou. Segundo ela, apesar de existir bilhões de máquinas fotográficas no mundo, nem toda imagem é arte. “Para isso se gasta um tempo, pois se quer dizer algo com aquela imagem”.

Na exposição, segundo a artista, ela quis mostrar as mulheres em sua plenitude, “donas de seu destino, de sua origem, desejos e expectativas”. Graziela disse ainda esperar que a Mostra desperte as pessoas para o belo, no sentido genuíno da palavra. “O belo como expressão da justiça. Espero que a Mostra nos faça refletir sobre o que consideramos belo neste mundo”.

Por fim, ela elogiou a iniciativa “inovadora e promissora da Câmara” e agradeceu o apoio recebido.

Visita Guiada

Um grupo de 15 crianças do 4º ano da Escola Municipal Sidônia Nasser do Prado teve a oportunidade de participar da visita guiada promovida por Graziela. A explicação da artista despertou admiração e curiosidade no público. Os alunos estavam acompanhados das professoras Simone Hellen Souza e Daisy Aragão e da coordenadora pedagógica Shirley Guerra.

Também prestigiaram a Mostra os vereadores Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, Rafael Santos Laranjeira (PSB), Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Marcelo José de Oliveira (PRB), o Dr. Marcelo Oliveira, e Renato Bispo Caroba (PT).

Visita vespertina

Pela tarde, foi a vez de alunos do 5º A, acompanhados da professora Ana Carolina Lagimestra e da servente Janaína Costa, também da Escola Municipal Sidônia Nasser do Prado, participarem da visita, desta vez conduzida pelas guias da exposição. Durante a visita, os pequenos participaram de uma dinâmica na qual escolhiam a peça fotográfica com a qual mais se identificavam e compartilhavam com os colegas suas impressões.

ExpoCâmara

A Mostra Fotográfica fica aberta ao público no Hall Vereador Mirandy Ferreira Magalhães das 9h às 11h30 e das 14h às 16h. A entrada é gratuita. A Câmara de Arujá fica na rua Rodrigues Alves, 51. Mais informações, acesse: www.camaraaruja.sp.gov.br.


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 10/05/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA