Ação do Legislativo garante retorno às aulas na Seiji Shiguematsu

03set
image_pdfimage_print

A ação conjunta do Legislativo, além do apoio dos funcionários da escola e da comunidade do Sítio dos Fernandes, garantiu o retorno às aulas dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Seiji Shiguematsu na segunda-feira (2/9). A unidade, que passa por reforma e ampliação, estava com as aulas suspensas há dois meses, sem previsão de retorno. Revoltadas, as mães buscaram apoio dos vereadores.

Laranjeira (a frente) durante conversa com mães na Seiji Shiguematsu

Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) e Rafael Santos Laranjeira (PSB) voltaram juntos à creche no primeiro dia de retomada das atividades. Durante a manhã, verificaram as condições das salas de aula e da cozinha, ainda improvisada, e conversaram com as mães, a diretora substituta Nilda dos Santos Pereira da Silva e o secretário de Obras Ciro Dói, que também estava no local.

“Funcionárias e toda a comunidade fizeram um excelente trabalho de limpeza e organização durante o final de semana, possibilitando o reinício das aulas”, ressaltou Luiz Fernando ao parabenizar o grupo.

Luiz Fernando também fez questão de falar com as mães que chegaram à tarde na creche

A Seiji Shiguematsu atende 114 crianças com idade entre 1 e 3 anos e meio. Com a finalização da obra, a expectativa é dobrar esse número.

“Conseguimos que a Prefeitura cumprisse o compromisso de retomar as aulas hoje (2/9), atendendo a uma reivindicação das mães. Foi uma importante vitória, pois foi garantido o direito das crianças”, afirmou Laranjeira, que Preside uma Comissão de Representação, criada para acompanhar o caso. Luiz Fernando é o relator.

Dos cinco objetivos definidos pela Comissão durante vistoria conjunta com outros vereadores à unidade em 29/8, três foram atingidos: o retorno às aulas; o acompanhamento da entrada dos alunos pelos vereadores e o isolamento do corredor principal para evitar acesso das crianças à reforma.

Obra

Crianças retornaram à creche após dois meses de paralisação das atividades

As obras de reforma da creche continuam paralisadas. A empresa, responsável pelo serviço, alegou, em comunicado informal encaminhado aos vereadores, falta de condições financeiras de prosseguir com a reforma e, portanto, impossibilidade de cumprir o prazo de 45 dias, inicialmente acertado, para finalização dos serviços.

Ciro Dói, secretário de Obras, informou que a Prefeitura de Arujá tomará providências. “Se a empresa formalizar a desistência, vamos contratar outra empresa; caso simplesmente abandone a obra, tomaremos medidas judiciais”, adiantou o gestor. Segundo ele, a Lima de Castro Engenharia e Construções, vencedora da licitação, recebeu pelo menos sete notificações ao longo da execução do contrato.

(da esquerda para a direita) Ciro Dói, secretário de Obras, Laranjeira e Luiz Fernando

A previsão inicial de entrega da obra era 23/7/2019. Apesar de a Prefeitura ter concedido aditamento de prazo, alterando a data para 22/8/2019, a Lima e Castro não conseguiu concluir a obra solicitando novo aditamento – inclusive de valor. A obra tem o custo global de R$ 431.077,00.

O secretário, no entanto, não descartou a possibilidade de atender à solicitação da empresa, “desde que haja disponibilidade no orçamento”. “Estamos analisando o pedido”, admitiu Ciro Dói.

Melhorias

A Comissão de Vereadores atuará, a partir de agora, para garantir a conclusão da reforma. “Isso é fundamental para que a Prefeitura cumpra o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público e reduza o déficit de vagas ali e em todo o município”, lembrou Luiz Fernando. “Até que esta etapa seja concluída, vamos solicitar à administração serviços de melhoria na unidade para garantir a segurança das crianças”, adiantou. Entre as medidas estão, por exemplo, a revitalização do corrimão da escada que dá acesso à quadra; a extensão do alambrado a fim de proteger as crianças de quedas e a revitalização da quadra.

Os vereadores Ana Poli (PL) e Renato Bispo Caroba (PT) também visitaram a unidade.

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 3/9/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA