Alunos do colégio Jean Piaget visitam a Câmara de Arujá

03set
image_pdfimage_print

Estudantes do quinto ano do ensino fundamental do Colégio Jean Piaget visitaram a Câmara de Arujá na última sexta-feira (31/8). O grupo de 18 alunos foi recebido pelos vereadores Rafael dos Santos Laranjeira (PSB), Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval, além do Presidente da Casa de Leis Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho.

No Plenário Vereador João Godoy, os vereadores conversaram com as crianças sobre a importância do Poder Legislativo na resolução dos problemas da cidade. Também responderam a perguntas sobre o funcionamento da Câmara e quais Leis de sua autoria julgavam mais importantes.

Os estudantes também questionaram as motivações individuais de cada vereador para ingressar na vida parlamentar. Pastor Edimar relatou ter se interessado pela vida pública após ser mal atendido em um posto de saúde. “Naquele momento decidi que trabalharia para melhorar a qualidade dos serviços à população”. Ex-aluno do Colégio Jean Piaget, Laranjeira destacou que com força de vontade e respeito aos pais todos poderiam se tornar legisladores. Já o Profº Edval usou como exemplo sua própria trajetória acadêmica para destacar o privilégio e oportunidades dos estudantes. “Terminei o ensino fundamental com 22 anos, sempre tive que lutar para estudar. Com esforço, vocês podem ser o que quiserem”, disse.

Depois do bate-papo, os pequenos participaram de uma visita monitorada às dependências da Casa passando pelo Salão Nobre Francisco Rodrigues Ávila, o Acervo Histórico Vereadora Jupira Figueiredo e o Gabinete da Presidência, onde Abelzinho contou detalhes do processo licitatório para implantação de uma Central Geradora de Energia Solar para a Câmara, medida que visa priorizar fontes de energia alternativas. “Nosso objetivo é sempre zelar pelo Meio Ambiente”, comentou o Presidente legislativo.

Ao final da visita, cada estudante recebeu um exemplar da cartilha Conheça a Casa do Povo – publicação elaborada pela Câmara – que explica de forma didática e ilustrada o funcionamento do Poder Legislativo municipal.

A visita também foi monitorada pelo professor de ética e cidadania Celso Lucas Silva, a professora Crislene Ribeiro, a coordenadora pedagógica Eliana Novo Afonso e Ana Claudia Franco Larini, auxiliar administrativa do Colégio Jean Piaget.

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA