Ampliação do atendimento em tempo integral deve ser uma das metas da educação em Arujá

12maio

A Conferência Municipal de Educação deverá apontar a ampliação da oferta de vagas em período integral como uma das metas a serem incluídas no Plano Municipal de Educação de Arujá. Nesta terça-feira (12/5) educadores, representantes da sociedade civil e do poder público estiveram reunidos na Câmara Municipal para dar continuidade aos debates em torno das prioridades que nortearão a política educacional do município nos próximos 10 anos.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Gentil (foto), as discussões tiveram como base as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A partir deste temário, foram definidos eixos temáticos e, para cada um deles, as ações. “O nosso diferencial deverá ser o aumento da oferta de vagas em período integral tanto na educação infantil quanto na fundamental”, afirmou.

Elaine explicou que, como o município já atende 100% da demanda no ensino fundamental ciclo 1 – do primeiro ao quinto ano – a meta será investir na educação em período integral com a ampliação da parceria com o governo federal por meio do programa Mais Educação. “Será de forma gradativa, mas já estamos fazendo estudos”, adiantou.

No caso dos alunos da educação infantil, o objetivo a ser traçado para a faixa etária entre zero e três anos é o atendimento de 50% da demanda. “Hoje, nosso percentual está em 34%”, revelou. E para as crianças entre quatro e seis anos – educação infantil ciclo 2 – a proposta é, no próximo ano, universalizar o atendimento. Atualmente, Arujá atende a 89% da demanda.

Documento base

A partir da conclusão da Conferência, uma Comissão Coordenadora do Plano, irá elaborar um documento base e disponibilizá-lo à consulta pública. “Ainda estamos definindo como”, disse Elaine. A Secretaria tem até 24 de julho deste ano para apresentar o Plano de Educação à Câmara para que a proposta se torne lei.

A presidenta da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social do Legislativo, vereadora Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro, e o vereador Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, também prestigiaram a atividade.

Publicada em 12/05/2015