Ana Poli sugere criação de Casa de Acolhimento para Idosos

26set
image_pdfimage_print

A vereadora Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, está sugerindo à Prefeitura de Arujá a criação de uma Casa de Acolhimento para Idosos. A proposta foi apresentada por meio da indicação nº 1185/2017 na sessão ordinária de 04/09/17.

“A ideia é que a cidade tenha um local de acolhimento para pessoas nesta faixa etária e ofereça tratamentos terapêuticos adequados e atividades recreativas”, explicou a parlamentar. Segundo ela, a Casa teria a característica de Instituição de Longa Permanência e contaria com equipe técnica especializada nas mais diversas especialidades. “Com este apoio seria possível manter esses idosos ativos e mais independentes”, salientou.

Ana Poli defende a instalação deste tipo de equipamento como parte de uma ação efetiva e permanente da administração municipal em favor deste público por conta, inclusive, dos dados estatísticos que apontam um envelhecimento crescente da população. “O percentual de idosos está aumentando e alcança atualmente algo em torno de 1,6% dos brasileiros. Embora baixo, calcula-se que este índice represente cerca de R$ 2,9 milhões de pessoas com 80 anos ou mais”, afirmou na justificativa.

Por volta de 2040 a tendência é que o número de pessoas com mais de 50 anos supere o de indivíduos entre zero e 30 anos. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE). “Tenho certeza que teríamos demanda em nosso município para este tipo de serviço”, acredita.

Vagas

Ana Poli também solicitou à administração municipal estudos sobre a viabilidade de criação e demarcação de vagas de estacionamento rotativo para idosos e deficientes na rua Nossa Senhora da Conceição, no Parque Nossa Senhora do Carmo. A indicação nº 1154/2017 foi apresentada na sessão ordinária de 4/09.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 26/09/2017

Fotos: Imprensa/CMA