Aos 92 anos, morre o ex-vereador Chico Firmino

21set

Faleceu na tarde desta quarta-feira (21/9), aos 92 anos, o ex-vereador Francisco Rodrigues de Ávila, o Chico Firmino. O parlamentar, eleito pela primeira vez em 1963, morreu vítima de parada cardiorespiratória e insuficiência renal. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ipiranga, em Arujá. Seu corpo será velado no Salão Nobre da Câmara (foto principal). O espaço, inaugurado em 2006, recebeu seu nome em uma homenagem prestada a ele pelo então Presidente da Casa, Geraldo Larini, o Kiko.

DSC_0128

Placa que identifica o Salão Nobre da Casa – homenagem prestada a Chico Firmino

Chico Firmino exerceu outros dois mandatos como vereador nos períodos de 1989 a 1992 (7ª Legislatura) e de 1993 a 1996 (8ª Legislatura). Integrou a comissão responsável pela elaboração do Regimento Interno e colaborou de forma decisiva para construção da sede própria do Legislativo.

conheca_francisco_avilaFilho de Benedito Rodrigues Munhoz e Tereza Rodrigues de Ávila, estudou na escola do então Distrito de Arujá, localizada no bairro do Portão. Trabalhou como caminhoeiro e também nos ramos do comércio e da agricultura. Casado com Olídia dos Santos de Ávila, atualmente com 88 anos, era pai de Angelita Rodrigues de Ávila de Paula. Além de esposa e filha deixa três netos: Eduardo Ávila de Paula, de 11 anos; Pedro Henrique Ávila de Paula, de 6 anos e Rafael Francisco Ávila de Paula, de 2 anos.

Segundo informou seu genro, Jairo Nillo de Paula, Chico lutava contra uma anemia há três meses. Atendido pelo SAMU em casa, em 21/9, foi levado ao hospital, mas não resistiu. Foi declarado morto às 13h.

Em reportagem feita pelo jornal Diário de Arujá durante a campanha eleitoral de 2012, o prefeito Abel Larini (PR), ao visitar o ex-vereador, relembrou a história da primeira eleição de Francisco de Ávila. “Chico Firmino é uma pessoa que ganhou a eleição por um voto e ficou oito dias até saber que havia ganho porque, naquele tempo, não havia comunicação rápida, mas sempre foi um ótimo representante do povo na Câmara e alguém com quem aprendo muito”, afirmou na ocasião.

O enterro de Chico Firmino está marcado para as 10h de quinta-feira (22/9), no Cemitério do Jardim Rincão.

 

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 21/09/2016

image_pdfimage_print