Apae destaca importância da transformação do deficiente em ativista pela igualdade

28ago
image_pdfimage_print

A Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Arujá utilizou a Tribuna Livre da Câmara para destacar a importância de a sociedade aceitar a deficiência como uma característica humana e não como uma barreira à inclusão social. “Caíram os rótulos que aprisionavam as pessoas com deficiência. A história está sendo repaginada e os deficientes saindo da invisibilidade para se tornarem ativistas da causa pela eliminação das barreiras que possam impedir a inclusão social, a equiparação de oportunidades, a autonomia e a independência”, salientou a psicóloga da instituição Flávia Vieira Nunes em pronunciamento feito na sessão ordinária da última segunda-feira (24/8).

A atividade integra a estratégia da Federação das Apaes para chamar a atenção para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 21 a 28 de agosto cujo tema é: “Inclusão se conquista com Cidadania”.

A psicóloga Flávia Vieira durante pronunciamento na Câmara

Flávia também agradeceu o apoio do poder público ao trabalho da Apae e a importância do Projeto de Lei Complementar 009/2015 em análise no Legislativo que trata do Plano Diretor de Acessibilidade Urbana.

Além da fala sobre a Semana, foi apresentado um vídeo destacando a participação dos alunos da Apae em atividades esportivas e inseridos no mercado de trabalho. Duas exposições fotográficas – uma na Câmara de Arujá e outra na Prefeitura – reúnem imagens destes momentos.

Confira íntegra do pronunciamento:

 

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
Publicada em 27/08/2015