Após abandono de plantão por médicos do PA, Prefeitura informa aos vereadores as providências tomadas

21set

Após uma enxurrada de críticas dos parlamentares à administração do Pronto Atendimento (PA) de Arujá, a Secretaria de Saúde se manifestou por meio do Ofício 316/2018 sobre a falta de médicos no plantão de 8/9 – fato que ocasionou a interrupção do atendimento aos munícipes na unidade. Segundo a pasta, o Instituto Inovação, Organização Social (OS) que administra os dois PAs e a Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, foi notificado para que prestasse esclarecimentos sobre o episódio.

Anexo ao documento, foi remetida à Comissão de Saúde da Casa cópia do posicionamento oficial da OS informando, por sua vez, que notificaria os três profissionais da Saúde que abandonaram o plantão “sem motivação de força maior ou justo impedimento” ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo a empresa, houve infração aos artigos 8º e 9º do Código de Ética Médica.

A nota segue com a informação de que o Diretor Técnico responsável pela equipe, Walter Gilberto Guinger foi substituído por outro profissional “com capacidade e envolvimento necessários ao bom andamento dos trabalhos do cargo” no dia 11/9. Antes de tomar qualquer providência, porém, a nota informa que foi assegurado o direito de defesa ao diretor. No entanto, ainda de acordo com a Inovação, Walter “não apresentou qualquer justificativa pelos acontecimentos, tão pouco por sua ausência ou por não atender as inúmeras chamadas telefônicas”.

Na sequência da justificativa, a diretoria da OS salienta manter um profissional no Plantão Administrativo por 24 horas por dia, todos os dias da semana, e especula: “o caso em tela aparentemente nos leva a concluir que foi antecipadamente orquestrado com a finalidade única de desmotivar e desmoralizar a Diretoria atual”.

Já a Secretaria de Saúde, que tem a frente a secretária Carmen Pellegrino, disse que o fato ainda foi reportado à Comissão de Sindicância instaurada em julho por ocorrência semelhante, acrescenta o ofício.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br