Após mobilização de vereadores, Educação anuncia retorno das aulas na CMEI Seiji Shiguematsu

30ago

Uma comitiva de vereadores se dirigiu na tarde de quarta-feira (29/08) ao Centro Municipal de Educação Infantil Seiji Shiguematsu, no Sítio dos Fernandes, para cobrar da Secretaria de Educação o retorno às aulas na unidade, interrompidas há mais de dois meses para reformas. A diligência teve um saldo positivo: a secretária Priscila Sidorco confirmou o retorno das aulas para a próxima segunda-feira (2/9) e o secretário de Obras, Ciro Dói, com a concordância do responsável pela obra, estimou que a reforma e a ampliação da unidade estará concluída em até 45 dias, tendo como prazo limite o dia 14/10.

Obras atrasadas e crianças sem aula em escola do Sítio dos Fernandes

A creche, que atualmente conta com 114 alunos matriculados e uma fila de espera de cerca de 60 crianças, passa desde o início do ano por uma obra de ampliação para construção de cinco novas salas de aula, bem como a reforma do prédio já existente.

Contudo, embora a previsão inicial de entrega da unidade reformada fosse para o dia 23 de julho, houve um aditamento de prazo para o dia 22 de agosto, período no qual as aulas continuaram suspensas. Mesmo com o prolongamento do prazo, a empresa Lima de Castro Engenharia e Construções, contratada pela Prefeitura de Arujá (contrato nº 2.963/2018), não conseguiu concluir a obra, solicitando novo aditamento – inclusive de valor. A obra tem o custo global de R$ 431.077,00.

Vereadores em cena

Vereadores cobraram volta às aulas e retomada das aulas

Insatisfeitas com a paralisação das aulas e com a falta de posicionamento da Secretaria de Educação, mãos de estudantes da região recorreram à Câmara Municipal. Assim que tomaram conhecimento da situação, os vereadores Rafael Santos Laranjeira (PSB) e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) propuseram a formação de uma Comissão de Representação para acompanhar a execução do contrato e cobrar o cumprimento dos prazos. A proposta foi feita durante a Sessão Ordinária de 28/08.

Escola está com obras atrasadas

Na diligência ao local, também estiveram presentes os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto, Ana Cristina Poli (PL), Renato Bispo Caroba (PT) e Sebastião Vieira de Lira (DC), o Paraíba Car.

Todos os vereadores se manifestaram e usaram a palavra para cobrar os envolvidos e ficou estabelecido o seguinte:

1)        A obra será finalizada em 45 dias.

2)        As aulas serão retomadas na segunda-feira, 02/09/2019.

3)        Haverá um isolamento entre a parte pronta e a que está inacabada para proteger as crianças de 9 meses a 3 anos.

4)        Os funcionários da empresa deverão estar devidamente uniformizados e identificados para que todos possam saber quem são os contratados da empresa.

5)        Na data agendada para retorno das aulas os vereadores pretendem acompanhar a entrada das crianças.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br