Arujá está entre as 50 mais desenvolvidas do País

30nov
image_pdfimage_print

Arujá está entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, segundo ranking publicado na edição 1.100 da Revista EXAME. Produzida com exclusividade pela consultoria Urban Systems, a pesquisa leva em conta a análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações.

Cidade_geral_2_vista da Câmara_

Vista geral de Arujá

Segundo a publicação, o estudo foi realizado a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “média-pequenas”. Municípios deste porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no País, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

Na pesquisa, Arujá figura na 48º colocação, com a nota 4,232 e população estimada em 83.939 habitantes (2015). Além disso, com PIB per capita de R$ 27.814,17 – neste quesito, o estudo utilizou dados de 2012. Outros itens destacados são: esperança de vida ao nascer, de 76,95 anos, e a taxa de analfabetismo: 4,9% (em 2010, para população acima de 15 anos).

Resultado

Coreto_banheiros_editada

Praça do Coreto no Centro

Para o prefeito Abel Larini, o estudo comprova que Arujá vem ganhando espaço em razão de seu desenvolvimento. Segundo ele, o resultado foi possível graças à localização privilegiada e infraestrutura que o município oferece às indústrias e empresas. “Isso é fruto do trabalho das empresas, das indústrias, do poder público e de toda a sociedade”, disse.

“Nossa cidade já conta com importantes índices nacionais, como Firjan, o Ideb e o IDHM, baseados em qualidade de vida e educação. Esse novo levantamento mostra que agora o desenvolvimento econômico tem sido beneficiado pela chegada de novos empreendimentos e pelas grandes obras aqui realizadas e que favorecem a logística, como o Rodoanel e o trevo da Dutra”, pontuou.

O ranking completo pode ser acessado por meio do link: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-50-cidades-pequenas-mais-desenvolvidas-do-brasil

 

Fonte: Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter