Arujá está entre as 50 mais desenvolvidas do País

30nov

Arujá está entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, segundo ranking publicado na edição 1.100 da Revista EXAME. Produzida com exclusividade pela consultoria Urban Systems, a pesquisa leva em conta a análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações.

Cidade_geral_2_vista da Câmara_

Vista geral de Arujá

Segundo a publicação, o estudo foi realizado a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “média-pequenas”. Municípios deste porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no País, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

Na pesquisa, Arujá figura na 48º colocação, com a nota 4,232 e população estimada em 83.939 habitantes (2015). Além disso, com PIB per capita de R$ 27.814,17 – neste quesito, o estudo utilizou dados de 2012. Outros itens destacados são: esperança de vida ao nascer, de 76,95 anos, e a taxa de analfabetismo: 4,9% (em 2010, para população acima de 15 anos).

Coreto_banheiros_editada

Praça do Coreto no Centro

Para o prefeito Abel Larini, o estudo comprova que Arujá vem ganhando espaço em razão de seu desenvolvimento. Segundo ele, o resultado foi possível graças à localização privilegiada e infraestrutura que o município oferece às indústrias e empresas. “Isso é fruto do trabalho das empresas, das indústrias, do poder público e de toda a sociedade”, disse.

“Nossa cidade já conta com importantes índices nacionais, como Firjan, o Ideb e o IDHM, baseados em qualidade de vida e educação. Esse novo levantamento mostra que agora o desenvolvimento econômico tem sido beneficiado pela chegada de novos empreendimentos e pelas grandes obras aqui realizadas e que favorecem a logística, como o Rodoanel e o trevo da Dutra”, pontuou.

O ranking completo pode ser acessado por meio do link: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-50-cidades-pequenas-mais-desenvolvidas-do-brasil

Fonte: Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação