Arujá recebe 2º Encontro de Assessores (as) de Imprensa de Câmaras

23maio

Assessores (as) de Imprensa de Câmaras Municipais do Alto Tietê, reunidos em Arujá na última sexta-feira (18/5), defenderam a necessidade de normatizar o trabalho de Comunicação realizado pelas Casas Legislativas dos municípios. A proposta, discutida pelas assessorias de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano durante o 2º Encontro de Assessores, visa orientar a atuação dos comunicadores e esclarecer a população sobre a função deste setor dentro da estrutura do Parlamento.

Gisele Santos (Itaquá), Taís Aranha (Suzano), Renan Xavier (Arujá) e Pedro Ferreira (Ferraz de Vasconcelos) durante reunião na Câmara de Arujá. Foto: Imprensa/CMA

É uma forma, na avaliação dos assessores, de pontuar os aspectos legais da Comunicação Legislativa, suas limitações e responsabilidades. “É comum as pessoas terem dificuldade de entender a função do jornalista nas Câmaras”, comentou a diretora da Câmara de Itaquá, Gisele Santos.

Taís Aranha, assessora de imprensa da Câmara de Suzano, esclareceu que no Legislativo suzanense a Diretoria de Comunicação elaborou e a Mesa Diretora aprovou instrução normativa estabelecendo os princípios que deverão nortear a atuação da Comunicação assim como a sua relação com os parlamentares. Arujá elaborou documento semelhante em 2016.

O jornalista Pedro Ferreira, de Ferraz de Vasconcelos, também apoiou a ideia. “Sem dúvida é um passo importante para discutirmos a comunicação legislativa a partir de um olhar mais institucional”.

O grupo também pretende agendar série de visitas aos Legislativos da região para conhecer a estrutura de Comunicação e fortalecer o diálogo entre as Câmaras.

Após finalizado o encontro, os jornalistas fizeram uma visita às dependências da Câmara de Arujá.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br