Arujá se destaca em ranking de desenvolvimento econômico

19jan

Arujá é a 84ª melhor cidade do Brasil em desenvolvimento socioeconômico. Quem aponta é a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acaba de divulgar o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com a nota 0.8519, o município lidera o ranking do Alto Tietê e ocupa a 50ª colocação no Estado São Paulo. O ano base do relatório é 2013.

Para medir o IFDM das mais de cinco mil cidades brasileiras, a Firjan calcula individualmente, a partir de estatísticas públicas oficiais, a evolução anual das áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde. Com variáveis de 0 a 1 (nota máxima), a classificação é dividida por estágios de desenvolvimento baixo (0,0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), médio (0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1).

Individualmente, o principal indicador da cidade é a Educação (0.9188), avaliada por meio de dados de matrículas na educação infantil; abandono no ensino fundamental; distorção idade-série no ensino fundamental; professores com ensino superior no ensino fundamental; média de horas aula diárias no ensino fundamental e resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental.

DSC_0188

Praça do Bom Jesus, em frente à Câmara

Na sequência, figuram a Saúde, com IFDM 0.8800, e Emprego e Renda, com 0.7569.

Evolução

Em comparação ao IFDM 2012, Arujá subiu 27 posições no ranking estadual e 38 no ranking nacional. Com relação às cidades do Alto Tietê, em 2012 a cidade estava atrás de Mogi das Cruzes e Santa Isabel e agora aparece na primeira colocação.

Para o prefeito Abel Larini (PR), o IFDM 2013 ratifica a posição que a cidade tem obtido em outros estudos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) e os levantamentos de infraestrutura e desenvolvimento elaborados pela consultoria Urban Systems e publicados pela revista EXAME.

“Arujá tem uma localização privilegiada, com acesso ao aeroporto e às principais estradas do País, o que atrai investimento, empresas e indústrias, gera emprego. Isso, somado às obras que tem recebido, mostra que a cidade está no caminho certo, se desenvolvendo ordenadamente”, afirma.

O relatório completo do IFDM 2013 pode ser acessado no link http://www.firjan.com.br/ifdm

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

image_pdfimage_print