Câmara aprova criação do Dezembro Laranja

17fev
image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Arujá aprovou em 2ª discussão e votação, em Sessão Ordinária de 5/2, a inclusão no calendário de festividades do município de Arujá do evento Dezembro Laranja, que terá como meta discutir os riscos, sintomas e prevenção ao câncer de pele. A propositura é de autoria dos vereadores Cristiane Araújo Pedro (PSD), a Profª Cris do Barreto; Rafael Santos Laranjeira (PSB) e Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino.

O projeto de Lei nº 261/2019, agora enviado à sanção do Poder Executivo, trata basicamente da realização de ações que forneçam ao público em geral informações sobre sintomas e formas de prevenção. “É uma doença silenciosa e precisamos ampliar a informação e o conhecimento sobre esse mal, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento”, destacam os parlamentares.

Incidência alarmante

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, todos os anos, surgem mais de 176 mil casos de câncer de pele. Mas, quando diagnosticado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no ano de 2030, existirão cerca de 27 milhões de novos casos de câncer de pele, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade.

Como forma de alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, que tem início no dia 1º de dezembro, com uma série de iniciativas de conscientização.

Dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, durante audiência pública de prestação de contas referente ao 3º Quadrimestre de 2019 realizada na Câmara de Arujá no último dia 4/2, apontam que as neoplasias (câncer) foram as principais causas de óbito no Município.

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA