Câmara capacita servidores para implementar pregão eletrônico

17mar
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá está oferecendo capacitação para seu quadro de servidores com o objetivo de implementar o sistema de compras por meio de pregão presencial e/ou eletrônico. A ideia, proposta pelo presidente do Legislativo Renato Bispo Caroba (PT), integra um projeto de modernização e gestão mais eficiente e transparente do Legislativo.

16.03.16_Caroba_Nazareno

Caroba cumprimenta professor Nazareno, que ministrou curso

“Estamos focados na execução de ações que permitam dar maior eficácia à gestão administrativa da Casa e, certamente, na aplicação dos recursos públicos. Além disso, este esforço permitirá a formação e a capacitação de nossos funcionários dentro de outra uma proposta, que também integra o nosso plano de trabalho, voltado à valorização do servidor público.”

O curso Licitação com Formação e Habilitação para Pregoeiro foi ministrado pelo professor Nazareno Nesi, Mestre em Gestão de Políticas Públicas e servidor aposentado do Instituto Federal de Santa Catarina, onde atuou por 37 anos no setor de licitações. “Qualificar o servidor é a primeira condição para que a instituição faça compras com qualidade”, explicou Nesi ao ressaltar que a formação de pregoeiros é exigência legal para se colocar em prática a modalidade licitatória em qualquer instituição. A principal qualidade de um pregoeiro é “saber negociar sem inviabilizar o fornecedor”, destacou.

15.03.16_Curso_Icap

Servidores durante curso para formação de pregoeiro

Segundo o professor, o pregão é uma modalidade que permite maior transparência e agilidade nas compras e veio “suprir lacunas existentes na Lei nº 8666/93 – a Lei de Licitações.” Ele também ressaltou que a falta de planejamento e de penalização de empresas ineficientes na prestação de serviços são os maiores problemas verificados na contratação de serviços por órgãos públicos.

Participaram do curso, além dos membros da Comissão Permanente de Licitações (Copel) – formada pelos funcionários Wagner José da Silva (presidente), Jair Mantovani (vice-presidente) e Abigail de Souza Bernandes (membro) e os suplentes Jesus Cristian Ermendel dos Reis e Rodrigo Fernandes Muniz Bonici – a analista jurídica da Casa, Pryscilla Nayara Amorim de Souza.

16.03.16_Mantovani_Nazareno

Prof. Nazareno, Mantovani, pregoeiro oficial, e Jailton Araújo, proprietário do ICAP

Encarregado do setor de Compras da Câmara, Cristian acredita que o pregão vai “desburocratizar” o trabalho. “Reduziremos em 70% os processos de compra na Câmara, pois faremos apenas uma licitação para garantir a aquisição de produtos de limpeza e/ou material de escritório, por exemplo”, salientou. Jair Mantovani, vice-presidente da Copel e eleito pregoeiro oficial, afirmou que o curso permitiu, de forma didática, ter conhecimento pleno do que é o pregão. “É um curso excelente para quem trabalha no serviço público e nos possibilitou assimilar o conteúdo de maneira clara.”

Presidente da Copel Wagner Silva disse que o curso agregou conhecimento. “Saio motivado e convicto de que a implementação do pregão será um avanço para a Câmara”, finalizou.

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
4652-7015
Publicado em 15/03/2016