Câmara de Arujá lembra 8 de março com homenagens e reflexões

10mar

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado pelo Legislativo de Arujá com homenagens e reflexões sobre os avanços e desafios da luta feminista no Brasil. Capitaneada pelo mandato da vereadora Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro, a Sessão Solene realizada no Plenário Vereador João Godoy valorizou o empreendedorismo e as histórias de superação de 21 mulheres e, com a participação da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, a delegada Rose, destacou a necessidade de aprofundar as conquistas, principalmente, no campo da representatividade política e do combate à violência.

08.03.16_Lucia_Tribuna

Lúcia Ribeiro durante Sessão Solene

“Se não tivermos mulheres no Legislativo iremos perder a votação de qualquer projeto que seja de interesse das mulheres”, apontou. “Somos 52% do eleitorado, será que não conseguimos eleger alguém com competência?” Ela também lamentou a posição do Brasil no ranking da violência doméstica – o País está em 7º lugar e contabilizou um total de 5 mil mulheres assassinadas em 2015 – e as dificuldades de os operadores do direito (delegados, juízes e promotores) agilizarem as medidas protetivas em casos de violência. “A Lei Maria da Penha foi um conquista e funciona, pois tem muito homem ‘puxando cadeia’ por bater em mulher. No entanto, ainda enfrentamos dificuldades em sensibilizar o Judiciário quanto à urgência de algumas medidas previstas na Lei”, reconheceu. (Confira a íntegra da palestra no canal da Câmara no You Tube).

08.03.16_Mesa_composta

Mesa composta para a solenidade

O presidente da Câmara Renato Bispo Caroba (PT) e os vereadores Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Valmir Moreira dos Santos (PR), o Valmir Pé no Chão, Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio,  e Gabriel dos Santos (PSD) também fizeram questão de marcar presença na atividade.

08.03.16_Publico_1

Público lotou dependências da Casa

“O trabalho da vereadora Lúcia representa muito na Câmara e precisamos ter maior representatividade feminina para fortalecermos a igualdade e todas as mulheres”, disse Renato Caroba. Representando o prefeito Abel José Larini (PR), o vereador Reynaldinho valorizou o 8 de março e disse que mulher precisa ser lembrada diariamente. “Ela representa tudo em nossas vidas e deve receber homenagens todos os dias do ano.”

A presidente da Comissão de Violência Doméstica e Pedofilia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Érica Maria de Sá Soares compôs a mesa assim como a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Raquel Botelho.

Também estiveram presentes ao evento o médico neurologista e presidente do Diretório Municipal do PMDB, José Luiz Monteiro e o presidente do Diretório Municipal do PTB, Adjalma do Carmo Tereza, o Didi, além de lideranças religiosas e comunitárias.

Publicado em 10/03/2016