Site do Legislativo disponibiliza QR-Code em suas publicações

24mar
image_pdfimage_print

O site da Câmara de Arujá conta com mais uma ferramenta de inovação tecnológica que visa melhorar e ampliar o acesso às informações do Legislativo.

Agora as páginas do site contêm QR-Code. O QR – sigla em inglês para Quick Response – é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado por meio do telefone celular ou outros dispositivos móveis. Ele armazena textos, imagens, números, entre outros dados.

Na publicidade é muito utilizado para oferecer conteúdos extras ao público. Normalmente, a imagem do QR-Code é inserida em propagandas veiculadas em meios impressos, como revistas e jornais, e permite o acesso a vídeos, fotos ou aplicativos.

No site da Câmara, nesta primeira fase, o QR-Code possibilitará a transferência de arquivos do site para o celular, sem necessidade de copiar o link. Como o arquivo fica armazenado no dispositivo, poderá ser consultado a qualquer momento.

Para acessar o QR-Code, é preciso baixar o aplicativo no celular e depois apontar o aparelho para o código que está disponível ao final da barra lateral à direita.

Aproveite a imagem ao lado e faça um teste!

 

Saiba mais

O que é QR-Code?

O QR – sigla para Quick Response – é uma evolução do código de barras e foi criado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão.

Ele consiste em um gráfico 2D de uma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefones.

Como ler o conteúdo do QR-Code?

O conteúdo pode ser lido por qualquer dispositivo móvel – tablet ou aparelhos de celular – que tenham o aplicativo QR-Code instalado. É a câmera do aparelho que, ao ser apontada para o QR-Code, faz a leitura do código e possibilita o acesso ao conteúdo.

E onde fica armazenado o conteúdo disponibilizado pelo QR-Code?

Este conteúdo fica armazenado em seu celular com um arquivo e pode ser consultado, a qualquer momento, sem necessidade de acionar o site novamente.

Qual a vantagem de acionar arquivos via QR-Code?

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet. Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV. Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas.

 

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/dicas/2013-03-04/qr-code-o-que-e-e-como-usar.html

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicada em 24/03/2015