Câmara investe na melhoria da qualidade de imagem e som das sessões

26fev
image_pdfimage_print

Quem acompanha as sessões da Câmara pela internet ou acessa a gravação pelo canal oficial do Legislativo no you tube (/camaradearujaoficial) já percebeu uma significativa melhora na qualidade de som e imagem dos vídeos. As sessões agora são transmitidas em HD e o sistema de áudio migrou do analógico para o digital.

Outra novidade a ser observada é o movimento das câmeras em plenário. Uma delas fica focada no painel eletrônico e na Mesa Diretora enquanto a outra é direcionada ao parlamentar que faz uso da palavra. Caixas de som foram instaladas para melhorar o retorno de quem está nas galerias. 26.02.15_plenario_novo

O investimento na modernização do sistema possibilitou a implementação da votação eletrônica. Por meio de um equipamento instalado na mesa, cada vereador declara o voto (sim/não ou abstenção) e solicita ao Presidente o direito à fala. Ainda que seja possível discursar, sem necessidade de subir à tribuna, o local também foi preparado para votação e o microfone é diferenciado, permitindo adequação à estatura de quem a utiliza. Cabe ao Presidente liberar os microfones e a votação- o que é feito diretamente de sua bancada.

Coordenado pelo setor de informática da Casa em conjunto com empresa terceirizada, o sistema está em fase de testes, o que implica na identificação de erros, deficiências e na busca de soluções e aprimoramento – neste quesito, a proposta é garantir ainda maior resolução das imagens – com transmissão em 4k – e incluir legendas nos vídeos. A medida, além de facilitar o acompanhamento do diálogo dos vereadores, permitirá maior acessibilidade ao conteúdo das sessões.

A Câmara de Arujá realiza as sessões ordinárias todas as segundas-feiras, às 18h. Elas são transmitidas pelo you tube ou pelo site: www.camaraaruja.sp.gov.br.