Câmara suspende expediente na próxima sexta-feira (7/9), feriado da Independência do Brasil

05set
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá não terá expediente na próxima sexta-feira (7/9), feriado nacional da Independência do Brasil. O atendimento ao público será retomado na próxima segunda-feira (10/9), a partir das 8h. O calendário de feriados e pontos facultativos está disponível para consulta no site do Legislativo.

História

A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1.822 por Dom Pedro I às margens do Ribeirão Ipiranga. O ato de Dom Pedro I foi provocado, principalmente, pela ameaça dos portugueses de intervir militarmente na então colônia, caso exigências da assembleia lusitana não fossem atendidas. Os portugueses se sentiam prejudicados com as medidas já tomadas por Dom João VI, quando da fuga da família real para o Brasil, entre as quais, a abertura dos portos às Nações do Mundo.

Museu

O Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado para visitas em função das obras de restauro e modernização. O Parque da Independência, no entanto, segue em funcionamento.

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo – seu nome oficial – foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.

 

Fontes/Sites: Brasil Escola/Museu USP

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA

05/09/2018