Carreta da Mamografia inicia exames gratuitos em Arujá

04jun
image_pdfimage_print

A carreta do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria Estadual da Saúde, deu início nesta terça-feira (04/06) à realização de exames preventivos gratuitos no município de Arujá. A expectativa é de que cerca de 600 mulheres sejam atendidas até o dia 22/06. Serão distribuídas 50 senhas para os exames, a serem realizados das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. Terão direito ao exame mulheres entre 35 e 49 anos de idade que já tenham guia do Sistema Único de Saúde (SUS) e, acima dos 50 anos, independentemente de pedido.

Primeira a apelar pela vinda da Carreta da Mamografia ao município, ainda em 2017, a vereadora Ana Cristina Poli (PR) comemora o “presente às mulheres arujaenses”, como definiu. “Vale a máxima: prevenir é melhor que remediar. É uma grande conquista para a saúde de nosso município, que reduzirá drasticamente a fila de espera pelo exame de mama na rede municipal”, avaliou.

O trabalho da parlamentar foi exaltado por seu colega de legenda e deputado estadual André do Prado, que foi o principal mediador político da demanda junto ao Governo do Estado de SP.

O vereador Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, também participou do evento de abertura e se mostrou otimista quanto à ação, a qual, segundo ele, deve diminuir bastante a demanda reprimida do município.

A secretária municipal de Saúde, Carmen Pellegrino, e o prefeito em exercício Márcio José de Oliveira (PRB) também prestigiaram o início dos atendimentos.

Requisitos

Para mulheres com até 49 anos, a disponibilização da senha dependerá de apresentação do RG, do cartão SUS e do pedido médico – que deverá ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Acima desta faixa etária, basta apresentar o cartão SUS e o RG.

No dia 20/6 – feriado municipal de Corpus Christi – o expediente será suspenso. Os dias 21 e 22/6 serão reservados à realização de exames complementares.

Dados

O câncer de mama é a primeira causa de morte por neoplasia de mulheres no Brasil, com exceção da região Norte, onde ocupa o segundo lugar. A informação consta do site Mulheres de Peito, da Secretaria Estadual de Saúde.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que em 2018 mais de 59 mil novos casos surgiriam no Brasil. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de registros.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada ano surgem mais de 1 milhão de novos casos de câncer de mama no mundo.


Assessoria de Comunicação

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 – 7067

Publicado em 04/06/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA