Centro de triagem no Clube União e dinheiro de Festa das Nações para combate ao vírus: as propostas do Legislativo para combater o Covid-19

Os vereadores arujaenses seguem mobilizados na proposição de medidas de combate ao avanço da crise sanitária causada pelo covid-19 (o novo coronavírus). Sendo umas das poucas câmaras municipais do Alto Tietê a manter a realização das sessões plenárias durante a pandemia, os vereadores têm se reunido inclusive aos finais de semana para debater ações emergenciais.

Dentre elas, está a proposta assinada por todos os parlamentares para criação de um Centro de Triagem específico para o atendimento de pacientes com suspeita ou casos confirmados de contaminação pelo covid-19 (o novo coronavírus). O posto seria implantado no Clube União Arujaense, cuja localização é considerada estratégica e seria provido de 30 a 50 leitos de triagem, assistência e tratamento intensivo a pacientes com casos confirmados, além de amparo social àqueles socialmente vulneráveis.

Em Tribuna, durante a Sessão Ordinária de 30 de março, o vereador Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, disse já ter recebido uma sinalização positiva do Executivo para a adoção da medida, cabendo apenas aos técnicos da pasta de Saúde a análise de viabilidade da proposta.

Já o vereador Renato Bispo Caroba (PT), também em sua fala durante a sessão, destacou a importância de um remanejamento dos recursos previstos para a realização da Festa das Nações, carro-chefe das festividades do município, à Secretaria de Saúde para enfrentamento da pandemia. “Apresentei pessoalmente essa proposta ao prefeito, que se mostrou disposto a implementá-la. Tenho certeza de que esta Casa estará à disposição do Executivo para auxiliar nesse sentido”, disse.

Outro vereador a abordar o assunto durante a sessão, Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, ressaltou a importância do Legislativo inclusive na mediação com a iniciativa privada. Segundo ele, os vereadores tiveram papel fundamental no convencimento de empresas de gás do município a doar álcool em gel a unidades de saúde para uso dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao covid-19.

Ao final da sessão, o presidente da Casa de Leis Gabriel dos Santos (PSD) ressaltou que a crise também tem drásticas consequências econômicas e apelou ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, que avaliasse a possibilidade de flexibilização das medidas impostas a nível estadual, de forma que autônomos e outros profissionais não fossem tão impactados.

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA