Com aval de prefeitos, Santa Isabel e Arujá fecham parceria para melhorar estradas e viabilizar turismo religioso

27mar
image_pdfimage_print

Momento de oração na capela Jesus Amoroso

Com o aval da prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, e do prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (PMDB), as equipes das Secretarias de Serviços Municipais e de Serviços Públicos das duas cidades vão definir um cronograma para recuperação das estradas dos Canjicas e da Peinha que dão acesso aos bairros da divisa, entre os quais, o São Domingos, e também ao Santuário Jesus Amoroso. A parceria foi oficialmente alinhavada em reunião realizada na última sexta-feira (24/3) na capela do Santuário. Secretários e representantes das Câmaras de Arujá e Santa Isabel participaram do encontro, intermediado pelo vereador Edval Barbosa Paz (PSDB), o Profº Edval. 

A capela, localizada em Santa Isabel, está sob a coordenação pastoral do padre Geraldo Magela da paróquia Nossa Senhora Aparecida do Parque Rodrigo Barreto, e começa a se tornar roteiro de peregrinação. A cada segundo domingo do mês, cerca de 1.500 pessoas participam da celebração.

Profº Edval, articulador da reunião, ao lado do secretário de Serviços Público e Governo de Arujá, Leandro Larini, e do presidente da Câmara, Abel Larini

“O problema é que as vias não comportam a quantidade de veículos, pois são muito estreitas e alguns trechos estão bastante esburacados”, explicou Profº Edval. Segundo ele, as Prefeituras irão atuar de forma emergencial, inicialmente. O secretário de Serviços Públicos de Arujá, Leandro Larini, já se comprometeu a em um prazo de 15 dias a dar início aos serviços de capinação.

A prefeita de Santa Isabel Fábia Porto e a vereadora de Arujá, Ana Poli

Presidente do Legislativo arujaense, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, garantiu que também serão instaladas luminárias em toda a extensão das vicinais.

“Foi uma reunião muito importante porque, normalmente, as áreas de divisa ficam abandonadas”, reconhece o prefeito de Arujá, José Luiz. Ele avaliou o resultado como “bom” e ressaltou a necessidade de as melhorias também beneficiarem os moradores do entorno.

José Luiz fala sobre como viabilizar o trabalho

Capela de Jesus Amoroso em Santa Isabel

Fábia Porto afirmou que a primeira fase será de planejamento da logística. “Somaremos esforços com Arujá, já nos preparando para incluir este Santuário no roteiro turístico de fé”, antecipou a prefeita preocupada, conforme afirmou, em garantir que “todos sejam acomodados sem tumultos” e o projeto possa se viabilizar economicamente. “Vamos investir em capacitação e solicitar apoio do Estado no âmbito da segurança. Nossa missão é criar política de desenvolvimento, mas com sustentabilidade”, explicou.

Mostrando-se satisfeito com a “união de forças”, padre Geraldo Magela explicou que já estuda a expansão da estrutura do Santuário e espera que a parceria de fato se concretize. “Fiquei feliz, acho que estamos caminhando bem”, resumiu.

Estiveram presentes representando Santa Isabel: o secretário de Serviços Municipais Roberto Butterby, o diretor de Turismo, André Falcone, e o vereador Reinaldo Nunes (PTB). De Arujá, também participaram os vereadores Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, Reynaldo Gregório Junior (PTB),o Reynaldinho, e o diretor geral da Prefeitura, Joncy José Silva Filho. O padre Cleriston de Souza representou o Santuário como reitor.

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 27/03/2017