Comércio arujaense começa a aderir placas de atendimento preferencial a autistas

27jul
image_pdfimage_print

Um supermercado da região central de Arujá tornou-se, possivelmente, a primeira empresa a atender à Lei (nº 3.019/2018) que garante o atendimento prioritário de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A regra, em vigor desde 16/06, prevê que estabelecimentos públicos e privados da cidade incluam o símbolo mundial de conscientização do autismo nas placas de serviço preferencial.

O autor da Lei Paraíba Car ressalta que objetivo é educar, e não punir. Foto: Imprensa/CMA

De acordo com o gerente do comércio que aderiu à norma, a medida de fato tem o potencial de reduzir transtornos às pessoas com autismo. No local, os três caixas de atendimento prioritário, além do estacionamento e da fila do açougue – que tem fluxo mais intenso – receberam a inclusão do símbolo de cachecol colorido em forma de quebra-cabeça, representando a complexidade e mistério do autismo.

O vereador e autor da Lei Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, comemorou a adesão e salientou que para que o atendimento à Lei seja ampliado é necessário que o setor de fiscalização da Prefeitura divulgue a norma. “Nesse primeiro momento, a legislação não fixa nenhuma multa ao estabelecimento que descumprir a regra. Nossa proposta é conscientizar, não punir”, salienta o vereador.

Em uma rede social, mães ligadas ao movimento de familiares de autistas de Arujá parabenizaram o comércio pela iniciativa de “tirar a Lei do papel”. “A inclusão do símbolo do autismo é uma maneira de conscientizar a sociedade, já que é uma deficiência que muitas vezes não fica aparente, apenas se manifesta em algumas características e comportamentos”, comentou Sandra Lima, do Grupo de Apoio a Pais de Autistas de Arujá (GAPAA). Ela também destacou o apoio à causa pelo vereador Paraíba Car.

 

 

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA

Publicado em 27/07/2018