Comissão de Educação vistoria obra em creche do Barreto

05abr
image_pdfimage_print

Os vereadores Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB), que integram a Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara de Arujá, realizaram em 27/3 uma vistoria às obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Dona Maria Benedita Garcia, no Parque Rodrigo Barreto. A visita faz parte do trabalho de averiguação do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP) que obriga a criação de vagas nas creches municipais, sendo 162 somente nesta unidade.

Ampliação da creche visa atender exigência do MP para aumento de vagas. Imprensa/CMA

“O prazo exigido pelo MP já estourou e pelo que vimos as salas não ficarão prontas tão cedo. Além do mais, verificamos uma série de irregularidades, entre as quais, falta de equipamento de segurança para os trabalhadores”, explicou Rogério da Padaria, presidente da Comissão.

Segundo ele, todos os problemas identificados serão detalhados em relatório a ser encaminhado ao MP e à Secretaria de Educação para providências.

Vereadores vistoriaram obras de ampliação da creche. Foto: Imprensa/CMA

Os parlamentares também aproveitaram para verificar a despensa e a cozinha da unidade. Há alguns dias, funcionários reclamaram de terem recebido carne sem condições para consumo. O problema já foi resolvido pela Secretaria. No local, eles constataram que tanto o acondicionamento dos alimentos quanto o preparo da merenda estavam dentro dos padrões de qualidade exigidos.

“Quatro merendeiras são responsáveis pela recebimento e análise da alimentação”, explicou a diretora Janaína Cristina Cardoso Soares. No ano passado, a unidade atendeu 275 alunos com idade entre zero e 4 anos. O déficit atual é de 216 vagas.

Visita ao CRAS também fez parte do trabalho da Comissão. Imprensa/CMA

CRAS Barreto

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Barreto foi o segundo equipamento público a receber a visita dos parlamentares. “Com a creche e o CRAS demos início a um trabalho de fiscalização das condições de nossos equipamentos e do atendimento prestado à população”, explicou o vereador Rogério da Padaria. “Dessa forma teremos de fato informações para cobrar a Prefeitura e também propor soluções”, salientou.

No CRAS, Rogério e Luiz Fernando puderam verificar a situação do prédio, a atuação dos funcionários e as estatísticas de atendimento. “Ficamos bastante satisfeitos, pois percebemos a dedicação e o amor com que os funcionários atuam junto às famílias carentes”, pontuou Luiz Fernando, Vice-Presidente da Comissão.

“Não temos dificuldades, pois há respaldo da Secretaria para realização do trabalho”, garantiu a coordenadora Ângela Francilene Rissi.

O CRAS atende famílias em situação de vulnerabilidade social em programas como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem e Criança Feliz. Em 2017, cerca de 8 mil pessoas foram atendidas pelos técnicos da unidade.

 

 

 

 

 

 

 

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 05/04/2018

Fotos: Imprensa/CMA