Como parte do projeto Eleições na Escola alunos do Sidônia visitam a Câmara

26set
26.09.16_Alunos_plenario_2

Alunos do 3º ano do Sidônia no plenário da Casa

Como parte do projeto Eleições na Escola, professores da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Sidônia Nasser do Prado trouxeram as turmas do terceiro e quarto anos para uma visita às dependências da Câmara de Arujá.

Quase 150 alunos e alunas da unidade participaram da atividade nesta segunda-feira (26/9) nos períodos da manhã e da tarde.

26.09.16_Vereadores_visita_2

Castelo, Caroba e Jussival conversam com as crianças

Segundo a professora Juliana Karina Sousa, o projeto foi iniciado em 2014 com o objetivo de ampliar o entendimento sobre cidadania e eleições. “A escola tem candidatos e candidatas a vereador (a) e a prefeito (a) e as eleições serão no dia 6/10”, contou. Para garantir os votos dos eleitores, os alunos-candidatos deverão apresentar propostas e ideias para melhorar a vida na escola. O pleito será feito por meio de cédulas e as crianças terão de apresentar documento – um título de eleitor fictício – para poder votar. “A meta é que o projeto seja permanente em nossa unidade”.

26.09.16_Caroba_presidencia

Alunos são recebidos na sala da Presidência

Durante a tour os alunos puderam conhecer as dependências do Legislativo e conversar com os vereadores.

Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, Edvaldo de Oliveira Paula (PSC), o Castelo Alemão, Jussival Marques de Souza (PMDB) e o presidente da Casa Renato Bispo Caroba recepcionaram as crianças. Eles esclareceram dúvidas dos estudantes e explicaram qual é a função do vereador, como ele trabalha e o que faz o Presidente.

26.09.16_Rogerio_Castelo_turma2

Rogério e Castelo com alunos do 4º ano do Sidônia

26.09.16_Visita_Beto_Alegri

Beto Alegri conta um pouco da história da Câmara

O diretor administrativo da Casa Norberto Alegri falou um pouco sobre a história da Câmara. “Arujá se tornou cidade em 1960 e por conta disso precisou ter prefeito e vereadores. Com a constituição do Legislativo e da Prefeitura passou a ter autonomia, sendo considerado um município”, salientou. Beto Alegri, como é conhecido, também já foi legislador em Arujá e, ainda ressaltou que, quando foi emancipada, a cidade contava com apenas nove vereadores. Atualmente, são 15.

Além de Juliana, acompanharam as crianças os professores Luciana Avelhano, Ana Lúcia Barbosa, Ana Carolina Pereira Lagimestra, Janaína Cecília de Paula Tosta, Letícia Passarella e Rodrigo Gonçalves Costa e os inspetores Antônio Carlos Garcia e Maísa Neves Teresa.

Também contribuíram com a visita e os esclarecimentos às crianças os funcionários da Casa: Abigail Bernardes e Leandro Ribeiro da Secretaria; Leandro Veloso e Helder Machado do Departamento de Recursos Humanos e Pryscilla Amorim do Departamento Jurídico. Acompanharam os alunos Ilse Lohnefink e Jair Mantovani.

 

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 26/09/2016

 

image_pdfimage_print