Dia do Atleta Arujaense é criado e suscita cobranças por investimentos no esporte

22fev
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá aprovou a criação do Dia do Atleta Arujaense e sua inclusão do Calendário Oficial de Festividades do Município. O projeto de Lei 176/2015, de iniciativa do vereador Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, foi aprovado em segunda discussão e votação na sessão ordinária de 15/02/2016 e suscitou reivindicações dos vereadores por mais investimentos na área esportiva.

O próprio autor ressaltou que “a singeleza do projeto teve o condão de fazer justiça aos valorosos atletas do município que precisam, cada vez mais, de anteparo, apoio e estrutura da Prefeitura, do Estado e do governo federal”. Na justificativa, o parlamentar afirma que o projeto é o reconhecimento ao esforço de vários atletas amadores capazes de se dedicar à prática de uma modalidade, sem que receba qualquer incentivo para este fim.

Gabriel dos Santos (PSD),líder do Governo na Casa, elogiou o colega e confirmou a ausência de incentivo àqueles que representam o município em competições. “Muitos participam de torneios sem ter patrocínio, como é caso de vários jogadores de golfe”, exemplificou.

O petebista Edvaldo de Oliveira Paula, o Castelo Alemão, ressaltou a importância de ter pelo menos um dia no calendário dedicado aos atletas. “Apesar de termos uma série de leis de incentivo, o esporte não é tratado em Arujá como política pública, nem como forma de inclusão social. Por isso, este projeto ganha ainda mais relevância”, apontou.  Vice-presidente do Legislativo, Gilberto Daniel (sem partido), o Gil do Gás, parabenizou o autor e destacou como é fundamental “valorizar os atletas da cidade”.

Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, disse que o projeto é um “apelo para que haja no município políticas mais efetivas para o esporte”. Ele lembrou a existência de uma piscina, construída pela Prefeitura na região do Barreto, e que está sem uso,  e da falta de estrutura para quem pratica esporte na região da avenida Mario Covas. “Não há sequer sanitários”, constatou ao finalizar: “Por mais singeleza que haja no projeto, ele servirá de inflexão para a necessidade de fomentar o esporte.”

Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, decidiu “abraçar a causa”, pois, segundo ele, o esporte é essencial para que a juventude trilhe o caminho do bem. A também petebista Maria Lúcia de Souza Ribeiro, a Lúcia Ribeiro, chamou a atenção, assim como seus colegas, para o reforço das políticas públicas voltadas ao esporte. “Esperamos que, não apenas neste dia, mas no decorrer do ano a secretaria dê a devida atenção a nossos atletas”, disse a vereadora, que votou favorável à propositura.

O projeto recebeu 12 votos favoráveis e foi enviado à sanção do Executivo. Se tornado Lei, o Dia do Atleta Arujaense integrará o Calendário e será comemorado em 1º de agosto.

Os vereadores Jussival Marques de Souza (PMDB) e José Sidnei Schaide (PSB),o Cocera Cabelo, eram os únicos ausentes do plenário no momento da votação.

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
4652-7015
Publicado em 22/02/2016