Em clima tenso, eleição da Mesa volta ao debate no plenário da Casa

16dez

A eleição da Mesa Diretora para 2016 voltou à pauta de debates na sessão ordinária da Câmara de Arujá de segunda-feira (14/12). Vereadores utilizaram a tribuna para reafirmar a manutenção do “grupo dos oito” e a disposição em disputar a Presidência da Casa cuja eleição foi suspensa no último dia 10/12.

14.12.15_Presidente

Reynaldinho, atual presidente da Casa, ao lado de Gabriel dos Santos, líder do Governo

O atual presidente Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, fez um protesto silencioso ao se ausentar da sessão nos momentos em que alguns parlamentares falaram em Tribuna. “Para quem sabe ler um pingo é letra”, falou enigmático para depois declarar que os vereadores, aos quais fez questão de não ouvir em plenário, foram os que teriam se comprometido a reconduzi-lo à Presidência e “não cumpriram a palavra”. Reynaldinho disse ainda que marcará a eleição da Mesa, assim como a escolha dos membros das Comissões Permanentes, no momento em que houver “segurança, lisura e clareza”.

Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, justificou o comportamento, considerado exacerbado por alguns na última sessão (10/12), mas ressaltou que sua indignação era “por não haver motivo legítimo para suspensão ou encerramento da votação” (da Mesa, prevista para última quinta-feira). “Os tumultos ocorreram após a suspensão da sessão e não durante. A manifestação foi legítima, daqueles que se sentiram atingidos pelo não cumprimento do Regimento”, explicou.

14.12.15_Caroba

Caroba do PT, que integra “grupo dos oito”

Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, convocou os demais vereadores a integrar o grupo e “libertar a Câmara de Arujá”. Paraíba Car afirmou que, se conquistada a Presidência, a gestão da Casa será compartilhada por “oito presidentes”. “A cidade depende da independência da Câmara. Fico feliz por este grupo se unir, pois isso será muito bom para Arujá”.

O petista Renato Caroba fez questão de ressaltar que a formação do bloco de oposição “não servirá a disputas pessoais e, muito menos, ao atendimento de anseios individuais”. “Quem achar que encontrará neste vereador, em qualquer posição que estiver, uma postura irresponsável, está completamente enganado”. Caroba pediu respeito ao voto e ao posicionamento político de cada vereador. “Não dá para alarmar ou ficar pressionando. Mas o Regimento precisa ser cumprido”, apontou, sinalizando a necessidade de marcar nova data para eleição da Mesa.

14.12.15_Sessao_plenario_4

“Buscar a independência do Legislativo é constitucional”, diz Castelo

Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, disse que o momento é de tranquilidade. “Somos oito e acredito que seremos mais. Porém, não iremos comemorar antes do tempo”, ponderou.

14.12.15_Gil_Gas

“O voto é meu”, afirma Gil do Gás

Membro do PTB, partido do presidente da Casa, Edvaldo de Oliveira Paula, o Castelo Alemão, foi incisivo. “Vivemos um momento tenso, mas o que ocorreu aqui na Casa, ocorre em qualquer Casa Legislativa do País. Buscar a independência e a harmonia dos Poderes é Constitucional. E a população quer a independência, pois isso é melhor para a cidade. O Poder Legislativo não pode sofrer interferência do Executivo”, ressaltou.

Atual vice-presidente do Legislativo, Gilberto Daniel (sem partido), o Gil do Gás, disse que não tem medo e se manterá no grupo. “Não estou aqui contra o prefeito, pois o respeito assim como respeito a todos. Mas o voto é meu. Nos unimos para fazer história e uma Arujá melhor”, garantiu.

De acordo como Regimento Interno da Casa em seu artigo 8º e com a Lei Orgânica em seu artigo 17, a eleição para a Mesa Diretora deve ser feita até 20 de dezembro com a presença da maioria absoluta de vereadores – 8. O mandato é por um ano, com direito à reeleição. Os vereadores votarão para Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários. Serão eleitos aqueles que obtiverem a maioria simples (metade mais um dos votos dos presentes).

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
4652-7015
Publicado em 16/12/2015

image_pdfimage_print