Em resposta a Paraíba Car, Prefeitura esclarece sobre funcionamento do serviço de ambulâncias

09ago
07.03.16_Paraiba_Car

Paraíba Car questionou funcionamento do serviço de ambulância

Em resposta ao requerimento nº 2274/16 de autoria do vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, o secretário de Saúde Eduardo Ferreira da Silva informou como funciona o serviço de remoção de pacientes em Arujá e quais os critérios para utilização dos veículos.

Segundo o secretário, a Prefeitura conta atualmente com quatro ambulâncias para realização deste trabalho, sendo duas próprias, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para que o paciente possa agendar o veículo pela primeira vez é necessário efetuar cadastro no Centro de Saúde – 2 (CS 2) e aguardar, no caso de uma solicitação, a disponibilidade de vagas. “Quando a pessoa pede a ambulância é também feita uma triagem considerando qual o transporte ideal, se acamado, acompanhou ou só, e também a gravidade do diagnóstico, sendo priorizados os casos de hemodiálise e neoplasias”, explicou Silva.

Paraíba Car requereu informações sobre o assunto, pois, conforme apresentou em justificativa “são constantes as reclamações em seu gabinete sobre as dificuldades de agendamento das ambulâncias”. Diante disso, o vereador requereu esclarecimentos sobre a existência de um fluxo de atendimento para este tipo de demanda ou se a realização das remoções dependia exclusivamente da “intervenção” de vereadores junto à administração.

Silva ainda esclareceu que o cadastramento/agendamento para utilização das ambulância pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já os transportes e as remoções são feitos de segunda a segunda, de acordo com os horários previstos.

Como solicitar ambulância da Prefeitura

*Pela primeira vez:

• Vá até o setor de agendamento de transporte do CS 2
  • Apresente os seguintes documentos; RG, cartão SUS, comprovante de receita e comprovante de agendamento (consulta, exame ou tratamento)
  • Faça o cadastro

Após concluído o cadastro, fica liberado o agendamento, conforme a necessidade e a disponibilidade de vagas.

Publicado em 08/08/2016