Em reunião com vereadores, Abel Larini garante recursos para GCM e medidas para criar Secretaria de Segurança

05nov
image_pdfimage_print

Em reunião avaliada como positiva pelos vereadores, o prefeito Abel José Larini (PR) se comprometeu a atender parte das reivindicações da Guarda Civil Municipal (GCM) – ampliando o número de viaturas e a cota diária de combustível – e a enviar à Casa uma solicitação de alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para viabilizar a criação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana – pedido recorrente de vários parlamentares.

26.10.15_Protesto_GCM

Protesto da GCM durante sessão ordinária de 26/10

O chefe do Executivo também garantiu que dará continuidade ao concurso para Guardas Municipais, porém, afirmou não ter previsão para aumento do efetivo. “O prefeito tem vontade, mas não tem condições financeiras”, explicou Gilberto Daniel (sem partido), o Gil do Gás. “Ele acredita que 38 guardas sejam suficientes”, disse Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, ao acrescentar, no entanto, que sua avaliação é diferente. “Na minha opinião precisaríamos ampliar para além das vagas já criadas”, afirmou.

Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, disse que a reunião foi boa, pois o “prefeito atendeu as necessidades mais imediatas da corporação”. “Além disso, uma comissão de Guardas ficará encarregada da formação da Corregedoria”, complementou Rogério. A Corregedoria é exigência da Lei Federal nº 13022/14, que equiparou a GCM às polícias.

Renato Bispo Caroba, também do PT, salientou a “importância da definição de prioridades a curto, médio e longo prazo” e reforçou que o Legislativo “acompanhará de perto o cumprimento dos compromissos assumidos”. “Quanto a armar ou não a GCM, isso será um processo ainda muito longo”, avaliou.

29.10.15_Reuniao_Guarda_1

Vereadores discutem problemas da GCM com representantes da corporação

Líder do governo na Casa, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Gabriel dos Santos (PSD) está otimista quanto à criação da Secretaria. “Acredito que será criada até o início do próximo ano “, afirmou. Para que isso ocorra, de fato, o prefeito também terá de encaminhar à Câmara, mensagem aditiva a ser incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) para que fique consignado no orçamento de 2016 os recursos necessários à nova pasta.

Ainda que satisfeitos com os resultados do encontro, ocorrido na manhã de quinta-feira (6/11), os vereadores das bancadas do PT, PMDB e PSB mantiveram a proposta feita em reunião com representantes da GCM e vão elaborar emenda conjunta aumentando os recursos orçamentários destinados à corporação no Orçamento do próximo ano.

04.11.15_Seguranca_Vereadores

Lideranças da cidade vão cobrar do Estado medidas para reduzir violência

Na sessão ordinária de 26/10, um grupo de guardas realizou protesto pedindo melhorias nas condições de trabalho. Vereadores criticaram a falta de investimento na GCM e também sugeriram a implementação de diversas medidas para reduzir a sensação de insegurança no município.

No próximo dia 16/11, uma comitiva formada pelo Legislativo e membros de entidades da sociedade civil organizada seguirá até a Secretaria de Segurança Pública do Estado para reivindicar providências ao Governo do Estado. O grupo se reuniu na última terça-feira (4/11) na Câmara e elencou os principais problemas da cidade em relação à violência urbana.

Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro; Edvaldo de Oliveira Paula (PTB), o Castelo Alemão, Jussival Marques de Souza (PMDB), Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, José Sidnei Schaide (sem partido), o Cocera Cabelo e Márcio José de Oliveira, o Dr. Márcio, também participaram dos debates e das reuniões.

 

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
Publicada em 05/11/2015

One thought on “Em reunião com vereadores, Abel Larini garante recursos para GCM e medidas para criar Secretaria de Segurança

  1. […] Em reunião com vereadores, Abel Larini garante recursos para GCM e medidas para criar Secretaria de… […]

Comments are closed.