Exposição Caminhos do Senhor Bom Jesus estreia dia 1º de agosto na Câmara

24jul
image_pdfimage_print

Estreia no dia 1º de agosto, às 15h30, a 3ª Mostra Fotográfica promovida pela Câmara Municipal de Arujá neste ano. Caminhos do Senhor Bom Jesus ficará aberta à visitação do público durante todos os dias úteis, das 10h às 16h, e também no feriado do Padroeiro, no dia 6 de agosto.

“A devoção ao Senhor Bom Jesus remonta à colonização portuguesa no Brasil. Aqui em Arujá nos lembra o surgimento do povoado que, mais tarde, se tornaria esta bela cidade”, disse o Presidente do Legislativo Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, para o qual a exposição “mostra como a fé, expressa nas mais diversas manifestações da religiosidade popular, moldou a história deste Município e de seu povo”.

Por isso, a Mostra reunirá, pela primeira vez, imagens da Igreja e da escultura do Senhor Bom Jesus, registradas ao longo de décadas, e guardadas pelo historiador João Machado, que auxilia na curadoria. É um arquivo precioso que ficará por 15 dias à disposição da população.

História de fé

De acordo com o livro Documenta Arujá – Cidade Natureza – Memórias, mitos e lendas de um povo que contribuiu para sua história, foi no século XVIII, ainda quando a rua Major Benjamin Almeida Franco era conhecida como Caminho de Arujá, que uma imagem de Jesus Cristo, feita em madeira, foi encontrada sobre um toco de árvores às margens do Rio Baquirivu. A devoção nascida deste encontro fez com que em 1744 uma capela fosse construída em louvor ao Senhor Bom Jesus e, no século XIX, neste mesmo local, a atual Igreja Matriz.

A partir da construção da capela, o Caminho de Arujá passou a ser conhecido pela população arujaense como Caminho do Senhor Bom Jesus de Arujá. Somente no século XX o antigo caminho foi denominado Rua Benjamin de Almeida Franco, como permanece até os dias atuais.

Visitação

Um grupo de 77 alunos do 5º ano da Escola Municipal Sidônia Nasser do Prado participará da abertura da Mostra, dia 1º de agosto. O evento, no entanto, é aberto ao público em geral e gratuito. A Câmara de Arujá está localizada na Rua Rodrigues Alves, 51, no Centro, em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus.


Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Publicado em 23/07/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA