Exposição Caminhos do Senhor Bom Jesus termina nesta quinta-feira (15/8)

14ago
image_pdfimage_print

Termina amanhã (15/8) a Mostra Fotográfica Caminhos do Senhor Bom Jesus realizada pela Câmara Municipal. A exposição retrata a história de devoção ao padroeiro de Arujá e foi oficialmente aberta em 1º de agosto. Desde lá, já atraiu mais de 200 visitantes.

A Mostra reúne, pela primeira vez, imagens da Igreja e da escultura do Senhor Bom Jesus, registradas ao longo dos séculos, e guardadas pelo historiador João Machado que auxilia na curadoria. É um arquivo precioso à disposição da população.

Alunos da EM Rosalina de Almeida Mendes

De acordo com o livro Documenta Arujá – Cidade Natureza – Memórias, mitos e lendas de um povo que contribuiu para sua história, foi no século XVIII, ainda quando a rua Major Benjamin Almeida Franco era conhecida como Caminho de Arujá, que uma imagem de Jesus Cristo, feita em madeira, foi encontrada sobre um toco de árvores às margens do Rio Baquirivu. A devoção nascida deste encontro fez com que em 1744 uma capela fosse construída em louvor ao Senhor Bom Jesus e, no século XIX, neste mesmo local, a atual Igreja Matriz.

A partir da construção da capela, o Caminho de Arujá passou a ser conhecido pela população arujaense como Caminho do Senhor Bom Jesus de Arujá. Somente no século XX o antigo caminho foi denominado Rua Benjamin de Almeida Franco, como permanece até os dias atuais.

Visitação

A Mostra fica aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 16h no Hall Mirandy Ferreira Magalhães na Câmara Municipal (Rua Rodrigues Alves, nº 51). A entrada é gratuita.

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 14/08/2019

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA