Gabriel fará homenagem a personalidades negras nesta quinta-feira (19/11), na Câmara

16nov
image_pdfimage_print

Mais de 20 personalidades negras serão homenageadas nesta quinta-feira (19/11), a partir das 19h, na Câmara de Arujá, pelo vereador Gabriel dos Santos (PSD). O evento será realizado em comemoração ao 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – e data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo brasileiro.

Winnie_Mandela

Winnie Mandela, segunda esposa do ex-presidente sul-africano

Segundo Gabriel, os nomes escolhidos são figuras de destaque em sua área de atuação. “Teremos advogados, professores e vários profissionais negros, que fazem a diferença em suas atividades”, explicou o parlamentar ao ressaltar a importância da homenagem. “Embora a escravidão tenha terminado em 1.888, a abolição não significou a ascensão social do negro e, em pleno século 21, ainda é preciso que o negro lute pelo seu espaço na sociedade”, salientou.

A atividade também será um tributo à Winnie Mandela (foto), segunda esposa de Nelson Mandela. “Foi ela quem, durante os anos de prisão do marido, enfrentou a repressão e o apartheid”, justificou Gabriel.

Casada oficialmente durante 38 anos com o líder sul-africano, Winnie viveu apenas cinco anos com o marido antes de ele ser preso e permanecer 27 anos na cadeia. Figura controversa, Winnie é reconhecida por ter dado continuidade à luta de Mandela na África do Sul e chegou a declarar que “sem ela, Mandela não existiria”. O ex-presidente ainda se casaria pela terceira vez em 1990 com Graça Machel. Ele morreu em 2013 aos 95 anos.

 

Com informações do G1, Site Terra e Wikipedia.

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br
Publicada em 16/11/2015