Gil do Gás cobra instalação de bueiros inteligentes

14out
image_pdfimage_print

O vereador Gilberto Daniel (PRB), o Gil do Gás, vice-presidente da Casa Legislativa, está cobrando da Prefeitura a instalação de bueiros inteligentes no município. A proposta foi apresentada como anteprojeto, por meio da indicação nº 3024/15. Agora, o parlamentar quer uma resposta da administração sobre a viabilidade de sua execução (requerimento nº 1915/15).

Segundo ele, o sistema poderia evitar o entupimento de bueiros e bocas de lobo nos períodos de chuva e o alagamento das ruas causado pelo acúmulo de lixo nestes pontos. A ideia é instalar filtros, com boa capacidade para retenção de resíduos, e permitir o recolhimento deles para reciclagem. “Este é um problema recorrente em nossa cidade e agora temos uma alternativa tecnológica em condições de evitar este transtorno à população”, disse Gil do Gás na propositura.

Cada filtro, em formato de cesta de supermercado, é monitorado por um software que avisa quando o recipiente alcança 80% de sua capacidade. O produto está sendo testado em São Paulo e cidades do interior do Estado.

A empresa idealizadora do bueiro inteligente ainda aponta como vantagens a geração de emprego – a partir da destinação correta dos resíduos –  e a maior agilidade na limpeza da cidade. O número de bueiros limpos pode chegar a 250 por dia. Pelo sistema tradicional não passa de 40 – a estatística, relativa à capital paulista, consta da propositura de Gil do Gás.

A Prefeitura tem 15 dias para encaminhar resposta ao Legislativo.