Governo estadual admite redução nas atividades do Programa MIS

08set
image_pdfimage_print

O governo estadual admitiu que a crise econômica e a queda na arrecadação tributária obrigaram a Secretaria Estadual de Cultura a reduzir a quantidade de ações realizadas por meio do Programa Museu da Imagem e do Som, conhecido como Ponto MIS, em municípios paulistas.

Reynaldinho_editada

Reynaldinho pediu suspensão dos cortes

A informação foi dada pelo subsecretário da Casa Civil Mário Sérgio Matsumoto em resposta à moção de apelo nº 235/15 de autoria do vereador Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), em novembro de 2015.

Na propositura, o parlamentar pede a suspensão dos cortes pois, segundo ele, em muitas cidades, o programa MIS consiste na única atividade cultural disponível. “Pedimos encarecidamente que, na hipótese de encurtar ainda mais o Ponto MIS ou até eventualmente suspendê-lo para cidades do interior, seja considerada a sua relevância para a população, principalmente, a mais carente”, ressaltou o petebista na ocasião.

O Programa MIS, executado pela Associação Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho – uma organização social – em parceria com a Secretaria de Cultura, tem como objetivo fomentar a formação de público para o cinema, promovendo, entre outras atividades, a circulação de produções cinematográficas.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta para 2016 previa a continuidade do Programa nos 90 municípios já contratados no plano de trabalho, “mas com redução nas ações realizadas (nº de exibições, palestras e oficinas)”.  Para evitar “cortes expressivos”, outras medidas, conforme explica a pasta, foram tomadas como o rearranjo das ações, a diversificação das fontes de captação, a otimização de recursos e a ampliação das parcerias. Ao final, a secretaria pede apoio do município “com a finalidade de somar esforços para a manutenção do Programa”.

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 08/09/2016