Guardas municipais serão promovidos

02set
image_pdfimage_print
Até o final da primeira quinzena de setembro, a Câmara de Arujá deverá receber para discussão e votação,  projeto de lei de autoria do prefeito Abel Larini (PR) que prevê a ampliação de vagas para Guarda Civil Municipal de primeira classe. A medida atende a reivindicações de servidores que trabalham entre cinco e 15 anos na corporação e ainda não tiveram a oportunidade de serem promovidos. A avaliação da promoção será feita por comissão interna.

Segundo o vereador Rogério Gonçalves Pereira (PT), o Rogério da Padaria, responsável por intermediar a reunião da comissão de guardas com o prefeito, este resultado foi uma importante vitória. “Foi o início de uma discussão que pretende chegar à elaboração de um Plano de Carreira, Cargos e Salários para a Guarda e também na readequação da legislação municipal à nova lei de regulamentação das guardas civis”, disse o vereador que destacou a contribuição do mandato da deputada federal Janete Pietá (PT) para atendimento do pleito. “Após resolvermos a questão da progressão, uma comissão será formada para debatermos estes outros assuntos”, explicou o parlamentar. O estudo que prevê o impacto financeiro das promoções foi encaminhado pelo comandante da Guarda Municipal, Altair do Carmo Silva à Secretaria de Finanças.

No último dia 11/8, a presidenta Dilma Rousseff sancionou lei 13.022/2014 que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, estabelecendo também suas atribuições e competências.

Em pronunciamento feito em plenário na sessão de 1/9, o vereador Rogério da Padaria ampliou a pauta de reivindicações e defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Temos de lutar para criar esta secretaria já no próximo ano e, dessa forma, atender de maneira mais adequada as demandas de segurança do município”.

Atualmente, 38 guardas municipais atuam em Arujá.

Acesse a íntegra da Lei 13022/14: http://goo.gl/yekiEK

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara de Arujá. Foto: Assessoria do Gabinete do vereador Rogério da Padaria. Da esquerda para a direita (sentados): Rogério da Padaria/Prefeito Abel Larini/Deputada Federal Janete Pietá/representante da Guarda Municipal