Insatisfeito, Edimar de Jesus fará novo questionamento à Prefeitura sobre Lagoa da Penhinha

25maio
image_pdfimage_print

O vereador Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, disse que fará novo questionamento à Prefeitura de Arujá, especialmente à Secretaria de Meio Ambiente, sobre quais providências serão tomadas para evitar novas mortes na Lagoa da Penhinha. Isso porque em resposta ao requerimento nº 1148/18, no qual o parlamentar sugere a instalação de uma placa de alerta no local, a secretária Ionara Amélia Fernandes informou que “qualquer intervenção deverá ser efetuada após aprovação da Cetesb”. Na prática, depois de emissão de licença.

Lagoa da Penhinha tornou-se um risco para crianças e adolescentes. Foto: Gabinete Parlamentar

Conforme explicou a gestora da pasta, a lagoa está inserida em Área de Proteção a Mananciais (APM) e em Área de Proteção Permanente (APM), condição em que há necessidade de expedição deste tipo de autorização pelo órgão ambiental competente.

“Não posso acreditar que para instalar uma placa a Prefeitura precise de licença. Estou indignado e vou protocolar outro requerimento, pois não posso acreditar existir algo mais importante do que salvar vidas”, criticou Edimar de Jesus em discurso feito na Sessão Ordinária de 23/5.

Mesmo sendo perigosa e inadequada ao banho, a Lagoa da Penhinha tornou-se um espaço de lazer muito frequentado por crianças e adolescentes. Edimar de Jesus acredita que, se continuar omisso, o Poder Público será conivente com as mortes.

Além do risco de afogamento, o pastor também denunciou as péssimas condições do entorno da Lagoa. “Há muita sujeira, resíduos de entorpecentes e até carros abandonados”.

Ionara Fernandes garantiu, no entanto, que “enquanto a licença não for expedida” solicitará à Secretaria de Serviços a remoção da sujeira e à Guarda Civil Municipal (GCM) o aumento da vigilância na Lagoa.

 

Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7015

Publicado em 25/05/2018

Texto: Silmara Helena

Fotos: Imprensa/CMA