Jornalista Walter Braga receberá Título de Cidadão Arujaense

13abr
image_pdfimage_print

Por iniciativa do vereador Jussival Marques de Souza (PMDB), o jornalista Walter Roberto Braga receberá o Título de Cidadão Arujaense. O Projeto de Decreto Legislativo 028/2016 foi aprovado na sessão ordinária de 11/04/2016. Braga será o terceiro profissional de comunicação a ser agraciado com a honraria. Sandra Santos, do jornal Diário de Arujá, e Maria Estevo, do grupo Estevo Diniz, já foram homenageadas.

11.04.16_Braga_Uelma

Braga, o homenageado, e a esposa Uelma

A iniciativa de Jussival ganhou apoio e elogios no plenário. Braga e a família acompanharam a votação da Tribuna de Honra.

Na justificativa, o parlamentar destacou o trabalho jornalístico feito por Braga em casos de repercussão na cidade como a morte do prefeito Geraldo Barbosa. Afilhado de Isaura Bruno, a primeira negra a fazer sucesso na televisão brasileira na novela O Direito de Nascer, Braga também militou em favor dos direitos dos negros lançando em 1974 um jornal voltado às causas afrodescendentes. Atuando na área policial, criou a publicação Polícia e Justiça, na qual contou com a colaboração de Gil Gomes, famoso radialista de casos policiais.

“Acompanhei grande parte do trabalho de Braga e sou testemunha de quanto ele colaborou para a expansão do jornalismo no município e na região. Ele esteve presente nos principais acontecimentos da cidade levando informações à população”, salientou Jussival. Edvaldo de Oliveira Paula (PSC),o Castelo Alemão, disse que Arujá sairá ganhando tendo Braga como cidadão. “Sabemos de seu compromisso com a cidade”.

Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, também demonstrou seu carinho. “Você e sua família sempre serão bem-vindos a esta Casa. Quero prestar uma homenagem simples, porém, sincera a você”, afirmou em Tribuna.

11.04.16_Braga_Rey_familia

Reynaldinho, Braga e família

“Você é um homem da imprensa que tem o apreço, o carinho e a admiração desta Casa”, disse Reynaldo Gregório Junior (PTB),o Reynaldinho, ao lembrar que, a pedido de seu pai, Braga fez uma das primeiras pesquisas eleitorais da cidade. “A princípio não acreditamos no resultado. Mas você estava certo e acabamos por perder as eleições”, admitiu o vereador.

“É um título merecido. Será uma honra para Arujá”, resumiu Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson. Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria, ressaltou “que o Título irá para alguém que tem raiz”.

“Voto quantas vezes forem necessárias, pois este título tem o condão de fazer justiça a uma mente pensante de Arujá. Um jornalista, um escritor, um político e um guerreiro”, disse Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, ao reconhecer a importância das lutas travadas pelo parlamentar para o desenvolvimento da cidade. “Ele sempre fez uso da liberdade de expressão para ajudar a quem precisava,utilizando-a de forma corajosa e aguerrida. Este título reconhece este legado”, concluiu.

Jussival_01

Jussival Marques, autor da propositura

Gabriel dos Santos (PSD) disse que Braga “tem uma história na cidade de Arujá”. Odair Neris (PSB), o Mano’s, afirmou que seu voto favorável era motivado pela “certeza de que este título estaria em boas mãos”.

Valmir Moreira dos Santos (PRB), o Valmir Pé no Chão, fez questão de lembrar que votou em Braga quando ele concorreu à eleição no ano 2000. “Você é um guerreiro realmente e seus ideais sempre foram bem vistos por mim. Votaria dez vezes, se fosse necessário. Você é merecedor.”

Júlio Taikan Yokoyama (PSDB), o Júlio do Kaikan, demonstrou seu apreço por Braga destacando sua humildade. Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, relembrou alguns atritos que teve com o jornalista mas garantiu que as divergências foram superadas. “Perdoei. Sei respeitar as opiniões de todos os profissionais.”

“Acompanhei você nas horas boas e nas horas ruins e, realmente, conheço sua história. Por isso é para mim muito gratificante  estar aqui para votar este título. Sua decisão foi acertada, Jussival”, apoiou Vicente Nasser do Prado (PR), o Souzão.

Vice-presidente do Legislativo, Gil do Gás disse falaria com orgulho de Braga e da homenagem. “Você é uma pessoa fora de série. São poucos os jornalistas que têm o seu caráter. O que estou falando é de coração e sei que esta iniciativa mexeu com o coração das pessoas”, disse.

Renato Bispo Caroba (PT) também fez questão registrar sua admiração. “É uma satisfação estar na Presidência e conduzir a votação deste título.”

 

 

 

 

 

Câmara de Arujá

Assessoria de Comunicação

imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

4652-7015

Publicado em 12/04/2016