José Luiz e Paraíba Car afirmam que Arujá está mais próximo de ter uma UTI Neonatal

07jul

Arujá está mais próximo de ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A afirmação é do vereador Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, que participou no final da manhã de sexta-feira (07/07) junto ao prefeito José Luiz Monteiro (PMDB) e ao secretário de Saúde, Messias Covre, de uma segunda reunião com a diretoria do Hospital Ipiranga para discutir a viabilidade de uma parceria.

Atualmente, o município depende de hospitais de referência da região para atender casos de recém-nascidos com necessidade de internação em UTI.

UTI Neonatal possibilitará maior tranquilidade às parturientes

“A reunião foi muito positiva e o prefeito sinalizou que tem interesse sim em fechar esta parceria, pois isso é uma necessidade prioritária de nossa cidade”, afirmou Paraíba Car.

A gerente Rita de Cássia e o diretor administrativo do Ipiranga Wagner Abreu

O custo para manter um bebê na UTI é de R$ 4.100/dia e o tempo de permanência gira em torno de dez dias, em média. Arujá registra cerca de 17 partos de risco por ano, segundo a Secretaria de Saúde.

Para possibilitar o financiamento do serviço, a ideia é fazer uma triagem e priorizar o atendimento a gestantes de Arujá. Há disposição da Prefeitura em investir até R$ 800 mil/ano no serviço.

Os vereadores aprovaram emenda de R$ 1 milhão para a UTI na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018. A peça, elaborada pelo Executivo, foi aprovada pelo Plenário. “Luto por esta UTI desde o início de meu mandato e vamos lutar até conseguir.Temos de garantir a tranquilidade das parturientes de nossa cidade”, disse Paraíba Car.

O prefeito José Luiz demonstrou otimismo e espera que em uma nova reunião – agora entre os setores jurídicos da Prefeitura e do Ipiranga – possa-se chegar a uma proposta viável do ponto de vista legal. “Acredito que estamos avançando”, pontuou.

Também participaram da reunião, a gerente médica Rita de Cássia Cicareli Alfaber e o diretor administrativo do Ipiranga, Wagner França Abreu.

Segundo Paraíba Car, apesar do recesso parlamentar, ele continuará acompanhando o andamento das negociações.

Publicado em 07/07/2017

Fotos: Imprensa/CMA