Laranjeira cobra da Prefeitura melhorias nos bairros Vila Ferreira e Vila Pilar

13fev

A pedido dos moradores da Vila Ferreira e da Vila Pilar, o vereador Rafael Santos Laranjeira (PSB) apresentou indicações ao Poder Executivo e mobilizou a administração regional do Parque Rodrigo Barreto para resolver, de forma definitiva, os graves problemas de infraestrutura identificados nos bairros.

Bueiro localizado na rua Maria Helena está com a tampa quebrada e cheio de lixo

Na Vila Ferreira, a situação envolve as condições da viela que liga a avenida Expedicionários às ruas Maria Helena e Guido Reginato. A via, diariamente utilizada por moradores, está com a pavimentação danificada, além de um bueiro com a tampa quebrada e cheio de lixo.

“É preciso arrumar essa boca-de-lobo e refazer o asfalto”, afirmou Roberto Schmiedel, conhecido como Careca. Ele mora no bairro desde a década de 70 e se mostrou indignado com o que classifica como descaso da Prefeitura. “Prometeram limpeza e canalização do córrego e até agora nada. Com as chuvas, houve enchentes nas casas e, para evitar que a água invadisse a minha também tive de construir uma barreira”, contou.

Ladeira é utilizada diariamente por moradores para chegar à avenida Expedicionários

Laranjeira esteve no bairro no ano passado e já havia cobrado a Prefeitura. Como não houve resultado, o parlamentar protocolou novos pedidos à administração, por meio das indicações nºs 4476/20 e 4478/20, e utilizou a Sessão Ordinária de 12/2 para mostrar imagens das localidades.

“Entendemos que as chuvas que caíram sobre a cidade foram torrenciais, acima do padrão, mas é uma tristeza constatar o sofrimento das pessoas. A cidade está sem manutenção e as pessoas estão elas mesmas fazendo a limpeza dos bueiros”, explicou o parlamentar durante sua fala na Tribuna. Segundo ele, a falta de limpeza do córrego que atravessa a Guido Reginato, aliado à chuva, causou a inundação de dez casas no local. Pelo menos 950 pessoas moram na Vila Ferreira.

Vila Pilar

Rua Carime Buissa, na Vila Pomar, onde erosão ameaça asfalto da rua

Na Vila Pilar, especificamente, na rua Carime Buissa, o problema é uma erosão na altura do número 144. O buraco que está se formando atrás da boca-de-lobo ameaça a estrutura da rua e preocupa os moradores. No local, Laranjeira conversou com o morador Manoel Francisco dos Santos, o Neco, que apontou os riscos de a pavimentação ceder. “A Prefeitura começou a jogar terra, mas ainda há riscos”, constatou apontando a montanha de entulhos. Uma casa, no entanto, está no caminho das águas que seguem para o fundo da mata, logo abaixo do morro. Segundo Neco, é uma ocupação irregular.

Apesar das críticas à Prefeitura pela demora no atendimento às demandas, Laranjeira agradeceu o secretário de Serviços Leandro Larini pelo envio de dois funcionários da Regional – Tadeu Santos e José Pedro Melo Pinheiro – aos dois locais para averiguação sobre as providências a serem tomadas.

O vereador visitou o bairro na última quarta-feira (12/2).

Em ação

Nesta quinta-feira (13/2), um dia após o vereador ir ao bairro, a Prefeitura deu início aos trabalhos de limpeza na Vila Ferreira.

Funcionários da Prefeitura consertaram tampa de bueiro e fizeram serviços de retirada de lixo, entulho e mato da viela

silmara@camaraaruja.sp.gov.br

Texto: Silmara Helena