Legislativo realiza Sessão Solene pelo Dia Internacional da Mulher

20mar
image_pdfimage_print

A Câmara de Arujá realiza nesta quinta-feira (22/3), a partir das 19h, Sessão Solene em homenagem às mulheres. A atividade será realizada no Plenário Vereador João Godoy, conforme estabelecido no Decreto Legislativo nº 109/2001, e transmitida ao vivo pelo canal oficial da Casa no You Tube. As comemorações do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – foram oficializadas em Arujá por meio da Lei Municipal nº 1014/2013 e estão sendo coordenadas pelo gabinete da vereadora Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, que tem na defesa dos direitos da mulher uma de suas bandeiras.

*Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, o 8 de março é resultado da luta de movimentos feministas e operários organizados desde o século 19. Diferente do que repetidas vezes foi divulgado, não foi comemorado nos Estados Unidos por conta de um incêndio que matou centenas de trabalhadoras.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. E foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

 

 

Fonte: Nova Escola