Luiz Fernando propõe transferência direta de recursos às escolas para agilizar manutenção

28mar

Preocupado em encontrar uma solução para os sérios problemas de manutenção das escolas em Arujá e que ocasionaram, inclusive, a suspensão de aulas no início do ano letivo, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) está propondo à Prefeitura a criação de um programa de transferência de recursos direto para as escolas. O objetivo é dar autonomia e condições financeiras aos diretores das unidades para realização de pequenos reparos e serviços de conservação dos prédios. A iniciativa ainda prevê o uso do dinheiro para aquisição de material de consumo.

Situação de sala no Cecília Caraça identificada durante vistoria em agosto de 2018

“Desde 2015, ouço diretores e educação falarem que, se houvesse um recurso destinado às escolas, eles poderiam encurtar o caminho e agir com mais eficiência. É isso que o anteprojeto visa”, salientou Luiz Fernando durante pronunciamento feito na Tribuna da Casa Legislativa na Sessão Ordinária de 27/3.

A própria secretária de Educação Priscila Sidorco admitiu dificuldades para viabilizar a reforma das unidades. Em resposta a requerimento elaborado por Luiz Fernando, no qual ele questionava os motivos de as obras não terem sido executadas, a gestora responsabilizou “o fluxo administrativo moroso da Secretaria de Obras”.

Na avaliação do parlamentar, a questão não é orçamentária. “O recurso existe, no entanto, está sendo mal gerido”, pontuou.

Apesar de não considerar o projeto inovador, conforme fez questão de ressaltar, Luiz Fernando afirmou que a ideia representa “um voto de confiança no trabalho das diretoras de escola” e possibilita a gestão compartilhada e transparente das escolas. Isso porque o anteprojeto exige a publicação de uma prestação de contas informando o valor destinado a cada escola e sua forma de aplicação.

Agora, Luiz Fernando pretende iniciar um trabalho de mobilização e esclarecimento junto à comunidade escolar. “A proposta está aberta a sugestões”, garantiu.

O anteprojeto foi enviado à análise do prefeito José Luiz Monteiro por meio da Indicação 3485/2019.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br