Luiz Fernando vistoria limpeza de área de descarte irregular de lixo nas proximidades da escola estadual Carlos Strautmann

21ago

Há quase dois meses, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) constatou a situação lastimável em que se encontrava a vizinhança da Escola Estadual Pastor Carlos Richard Strautmann, no Parque Rodrigo Barreto. Lixo, entulho e até ratos tomavam conta da calçada localizada atrás do muro da escola, mais precisamente no final da avenida Armando Colângelo, impedindo o fluxo de pedestres e trazendo preocupação a pais e professores. Do outro lado, o córrego coberto de mato, também se tornou ponto de descarte de resíduos.

Após pedido formulado por meio de seu Gabinete, o parlamentar conseguiu que a Prefeitura de Arujá efetuasse a limpeza da área. O resultado verificado em vistoria realizada no último dia 16/8 foi bem diferente. “É outra realidade, mas precisamos conscientizar as pessoas a não jogar lixo aqui”, afirmou Luiz Fernando ao observar a avenida Armando Colângelo. “Infelizmente, há vários pontos de descarte irregular de lixo em nossa cidade que, além de trazer riscos à saúde pública, implica em poluição e sujeira visual”, salientou.

Situação encontrada pelo vereador em 24/5 no final da avenida Armando Colângelo

Do outro lado da escola Strautmann, o vereador não demonstrou a mesma satisfação. “Está claro que a máquina passou por aqui, mas simplesmente empurrou o lixo”, lamentou. Ele pretende ampliar o debate em torno da recuperação do córrego que, constantemente, vive lotado de lixo. “É necessário que haja uma política ambiental de recuperação dos cursos d’água de nossa cidade e de suas das margens, evitando o despejo de dejetos”.

Situação encontrada em 16/8 , após solicitação de limpeza

Ainda assim, Luiz Fernando avaliou a ação como positiva. “Sei que serviços de manutenção e limpeza deveriam fazer parte da rotina. Mas nem sempre isso é feito de forma eficiente. Por isso, é necessário a nossa intervenção no sentido de chamar a atenção para a gravidade de algumas situações, como era o caso”, finalizou.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br