Maiolino reforça importância do programa Vizinhança Solidária

29mar
image_pdfimage_print

Com o debate crescente sobre o combate à criminalidade no município, o vereador Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, utilizou a Tribuna da Câmara durante a Sessão de 20/03 para defender a expansão do programa Vizinhança Solidária, iniciativa da Polícia Militar que prevê um conjunto de ações de prevenção primária e de incentivo à comunidade a colaborar com o policiamento.

Segundo o parlamentar, o município já tem uma experiência positiva com o programa no bairro Nossa Senha do Carmo, onde mora. Após uma escalada de crimes naquela região, especialmente furtos de carros, moradores se mobilizaram – com o auxílio de Maiolino – aderindo ao programa. A redução nos índices de criminalidade foi drástica, segundo o vereador.

“Ninguém conhece melhor uma rua do que a pessoa que mora lá”, pontuou Maiolino, para o qual o monitoramento por câmeras é a chave para um efetivo combate à ação criminosa. “Somente por meio da atuação conjunta entre a comunidade, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) teremos um enfrentamento dessa situação alarmante”.

O vereador, contudo, ponderou que, para que o programa tenha efeitos positivos, é preciso que toda a comunidade da região se mobilize. “No bairro Nossa Senhora do Carmo fui de porta em porta apresentar o programa aos moradores”.

Disque Ronda Escolar

Ainda abalado com o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano, o vereador destacou Lei Municipal nº 2895/17, de sua autoria, que prevê a disponibilização do número 153 exclusivamente para recebimento de reclamações e/ou denúncias de crimes que ocorram nas proximidades das unidades escolares do município. As ocorrências serão atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) que, se julgar necessário, poderá acionar a Polícia Militar.



Câmara Municipal de Arujá

Assessoria de Comunicação

www.camaraaruja.sp.gov.br

imprensa.camaraaruja@gmail.com

renan@camaraaruja.sp.gov.br

(11) 4652-7000 / 7067

Publicado em 28/03/2019

Texto: Renan Xavier

Fotos: Imprensa/CMA