Mais de 11 mil beneficiários serão atendidos em futura agência do INSS em Arujá

26jan

A instalação de uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Arujá permitirá o atendimento a mais de 11,2 mil beneficiários que moram na cidade e hoje precisam se deslocar a municípios vizinhos para solicitar serviços da Previdência. A informação foi dada pelo superintendente regional do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira. Ele participou da solenidade de lançamento das obras do posto na última sexta-feira (26/01). A construção orçada em pouco mais de R$ 1,6 milhão deverá ser concluída em oito meses. Vereadores também prestigiaram a cerimônia junto ao prefeito José Luiz Monteiro (PMDB) e outras autoridades.

Prefeito discursa durante lançamento da obra: “Se é importante, é preciso dar continuidade”

“O pagamento dos benefícios da Previdência movimenta a economia de 2/3 dos municípios do País. O incremento de recursos aqui em Arujá chegará (após a inauguração) a mais de R$ 18,2 milhões por mês”, afirmou Oliveira ao destacar a importância do investimento para o desenvolvimento local. Ele também ressaltou a união de esforços para viabilizar a agência e fez questão de agradecer a atuação do prefeito, dos deputados e dos vereadores. “Se a Câmara de Arujá não tivesse aprovado a doação da área, a obra não seria possível”, pontuou.

O dinheiro destinado à edificação da agência é oriundo de emenda proposta pelo deputado federal Márcio Alvino (PR). O parlamentar também viabilizou, em parceria com o INSS de SP, a instalação de agências em Santa Isabel, Guararema e Biritiba Mirim. Esta última já está em funcionamento.

Autoridades anunciam início das obras da agência do INSS em Arujá: da esq para a direita: Joncy Silva, diretor geral da Prefeitura; Leandro Larini, secretário de Governo; André do Prado, deputado estadual; José Luiz, prefeito; José Oliveira, superintendente do INSS em SP; Márcio Alvino, deputado federal e Abelzinho Larini, presidente da Câmara

Em breve discurso, Alvino relembrou o trabalho do deputado estadual André do Prado (PR) e do então prefeito Abel José Larini (PR) para garantir este serviço a Arujá e afirmou que a licitação foi encerrada nos últimos dias de 2017, exigindo agilidade inclusive da Prefeitura para oficializar a doação do terreno.

Segundo ele, a prioridade agora será buscar recursos para construção de uma alça de acesso da Mogi-Dutra (SP-88) à Rodovia Presidente Dutra. O objetivo é desafogar o tráfego de veículos na região central da cidade. “Fomos ao Ministério dos Transportes com o prefeito José Luiz solicitar esse investimento e iremos acompanhar de perto a elaboração do projeto executivo”, garantiu.

Márcio Alvino, autor da emenda para construção da agência

O presidente do Legislativo, Abel Franco Larini (PR), o Abelzinho, qualificou a instalação da agência “como uma grande conquista para Arujá resultado da luta do prefeito Abel e dos deputados da cidade desde 2014”.

A expectativa é que a agência atue em parceria com a Secretaria de Assistência Social. “Em 2017, nosso posto de orientação atendeu mais de 900 pessoas por mês”, explicou a secretária Maria Luzia Salles Couto. Ela espera que após a finalização da obra seja possível integrar os serviços e otimizar o trabalho.

Os futuros funcionários da agência deverão ser pessoas de Arujá, que já trabalham no INSS e têm interesse em ser remanejados. “A mão-de-obra é uma das nossas preocupações devido a falta de servidores. Por isso, estamos fazendo esse levantamento e, claro, continuaremos a contar com a parceria da Prefeitura”, disse o superintendente Oliveira.

Abelzinho discursou em nome do Legislativo

“Esta obra deve sair para atender as necessidades da população. Por isso, não importa se foi iniciada pelo Abel; se é importante precisa ter continuidade”, disse o prefeito José Luiz ao discursar. Ele fez duras críticas à reforma da Previdência e afirmou de forma categórica: “A Previdência não é deficitária e os pobres não podem pagar pelos problemas administrativos do governo”.

Também estiveram presentes o deputado André do Prado e os vereadores Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, Ana Cristina Poli (PR), a Ana Poli, Rafael Santos Laranjeira (PSB), o Rafael Laranjeira, Rogério Gonçalves Pereira (PSD), o Rogério da Padaria,  Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar de Jesus, e Marcelo José de Oliveira (PRB), o Dr. Marcelo.

A nova agência funcionará na rua Carlos de Campos, na Vila Riman, onde funcionava o antigo Pronto Atendimento.

www.camaraaruja.sp.gov.br

Publicado em 25/01/2018