Meio Ambiente alerta sobre ocorrências de queimadas

25set
image_pdfimage_print

Períodos de pouca chuva e calor intenso, como o atual, são propícios para incêndios em áreas de vegetação. Em Arujá, este tipo de ocorrência tem sido registrada no entorno da rodovia Mogi Dutra (SP-88) e nos bairros Vila Pilar, Penhinha, Jardim Real, Barreto, Jordanópolis e Jardim Imperial.

A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que lembra que descargas elétricas e o uso do fogo para limpar terrenos são alguns fatores que podem provocar queimadas.

Esse tipo de atividade traz prejuízos para a saúde, principalmente problemas respiratórios, como bronquite. Além disso, o contato por longos períodos com a fumaça pode causar câncer no pulmão.

A ação, que é passível de multa, também ocasiona problemas ambientais, como o aumento da temperatura global, alterando quantidade e distribuição de chuvas; poluição do ar; perda de áreas florestadas e destruição de habitats naturais.

De acordo com o Código Florestal Brasileiro, o uso de fogo é proibido em vegetações. A denúncia de queimadas pode ser feita ao Corpo de Bombeiros (193), à Polícia Ambiental (190) ou à Secretaria de Meio Ambiente de Arujá, por meio do telefone 4653 1845.

Fonte: Prefeitura de Arujá/Diretoria de Comunicação