Outubro Rosa: Mulher precisa conhecer o seu corpo e cuidar da saúde

26out

“As mulheres precisam conhecer o seu corpo e cuidar da saúde”, orientou a enfermeira Patrícia Elias do Prado durante palestra proferida a 160 bolsistas nos dias 13 e 14 de outubro na Câmara de Arujá. A atividade integrou a programação do Outubro Rosa, organizado pelo mandato da vereadora Maria Lúcia de Souza Ribeiro (PTB), a Lúcia Ribeiro.

Patrícia falou sobre a importância de as mulheres realizarem os exames preventivos de mamografia e papanicolau. “É importante fazer o autoexame, a mamografia e o ultrassom para ter certeza do diagnóstico, pois nem todo caroço é um tumor e nem todo tumor é maligno”, esclareceu. A mamografia deve ser feita anualmente por todas as mulheres a partir de 40 anos. Nos casos em que há histórico de câncer na família o exame deve ser feito a partir dos 35 anos. O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia até os 69 anos.

13.10.15_Palestra_1_editada

Palestra do Outubro Rosa na Câmara

Além do exame das mamas, a campanha também reforça a necessidade de realizar o Papanicolau – exame de análise das células do colo do útero que permite a detecção de fissuras que podem ou não ser câncer. “Esta é uma doença silenciosa, que se desenvolve devagar. Por isso, o exame é importante, pois permite a sua detecção no início”, esclareceu Patrícia. “A dor somente aparece quando o câncer já está instalado”, salientou. O papanicolau deve ser feito todo ano pelas mulheres, após a primeira relação sexual.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados se as mulheres adotassem hábitos saudáveis, entre os quais, a prática regular de atividade física e o controle do peso corporal. “Manter alimentação saudável, não fumar, reduzir o estresse e fazer algum tipo de exercício também são medidas que ajudam a evitar a doença”, reforçou Patrícia.

A campanha Outubro Rosa segue até 31 de outubro, mas os exames preventivos podem ser feitos em qualquer período na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Idosos

A psicóloga Isabel Aguiar Ribeiro coordenou um bate-papo com um grupo de mulheres no Centro Municipal de Idoso. O foco da palestra foi a autoestima e a importância dos cuidados com o corpo e a saúde.

 

 

 

 

Câmara de Arujá
Assessoria de Comunicação
4652-7015
imprensa@camaraaruja.sp.gov.br

Publicada em 26/10/2015

 

 

image_pdfimage_print