Obras do Rodoanel não tem prazo para serem retomadas

22jul

Não há previsão de retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas em Arujá, informou o diretor-presidente da estatal Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), Milton Persoli, em reunião com o prefeito José Luiz Monteiro, secretários municipais e os vereadores Ana Cristina Poli (PL) e Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB) realizada na Prefeitura, na última quarta-feira (17/07).

A agenda foi solicitada pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento e Meio Ambiente da Câmara, presidida pela vereadora Ana Poli, após a rescisão pelo governo do Estado de São Paulo dos contratos com as empresas responsáveis, no início deste ano, ocasionando a interrupção das obras. A construção do trecho Norte é a última etapa para conclusão do Rodoanel Mario Covas. Ele terá extensão de 44 quilômetros e fará interligação com o trecho Leste, na altura da Rodovia Presidente Dutra em Arujá.

O Rodoanel Norte é o último trecho para o término do Rodoanel Mário Covas, que terá extensão de 44 km ligando ao Trecho Leste na altura da Rodovia Presidente Dutra, em Arujá.

Diretor-presidente do Dersa, Milton Persoli

Na reunião, Persoli destacou os motivos que levaram à rescisão do contrato. “Naquele momento, ‘salvar’ a obra seria perpetuar suas irregularidades, contaminar os processos”, justificou o diretor, referindo-se a irregularidades identificadas pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, que orientaram a suspensão do vínculo.

Para conclusão do projeto viário, segundo o diretor-presidente do Dersa, o governo estuda quatro alternativas: relicitar todo o trecho Norte, incluir na concessão, cancelar a atual concessão e embutir a obra numa nova licitação ou ainda incluir a obra nos contratos da concessionária que administrará os lotes 4, 5 e 6 (de maior interesse para Arujá e cujas obras estão em estágio físico 72% e financeiro 57% concluídos) e licitar os lotes 1, 2 e 3.

O prefeito José Luiz Monteiro (MDB) destacou uma “ansiedade muito grande” de que a obra seja finalizada “para o bem do desenvolvimento de Arujá”. O secretário de Obras Ciro Doi manifestou total concordância com o Rodoanel, embora questões pontuais como a compensação ambiental, algumas desapropriações e uma calçada iluminada sob o Rodoanel ainda precisem ser discutidas.

Ambos os vereadores presentes destacaram o interesse do Legislativo de acompanhar de perto a execução da obra, que é de “extrema importância para o município”, como definiu Ana Poli.

Participaram ainda do encontro o vice-prefeito Márcio Oliveira, os secretários de Planejamento, Juvenal Penteado, os gerentes da Divisão de Obras e de Meio Ambiente da Dersa, Gabriel Gutierrez e Marcelo Arreguy, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Oswaldo Coutinho Junior, a diretora de Departamento e a assessora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vanderlúcia Oliveira e Bruna Cordeiro dos Santos e o engenheiro da Secretaria de Obras, Valdir Soncini.

Câmara Municipal de Arujá

www.camaraaruja.sp.gov.br